spot_img
InícioPolíticaDeputado Jean Mendonça fala da importância do café clonal em dia especial...

Deputado Jean Mendonça fala da importância do café clonal em dia especial no município de Pimenta Bueno

Deputado Jean Mendonça fala da importância do café clonal em dia especial no município de Pimenta Bueno

O evento ocorreu na linha 15, lote 21, Gleba 03 no município.
Deputado Jean Mendonça fala da importância do café clonal em dia especial no município de Pimenta Bueno

Na manhã desta sexta-feira (28), o deputado estadual Jean Mendonça (PL) participou do evento do dia especial sobre o café clonal na linha 15, lote 21, gleba 03 no município de Pimenta Bueno. A iniciativa tem como objetivo incentivar e promover a produção do café clonal em Rondônia, uma técnica desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Rondônia.

Antes da implantação do café clonal, a produtividade média do café no estado era de 25 sacas por hectare. Atualmente, com a adoção da técnica e inovações tecnológicas, a produção chega a 68 sacas de café por hectare. O café clonal consiste na reprodução da planta de café conservando todas as suas características produtivas, como resistência ou tolerância ao ataque de pragas e doenças, o que facilita a formação de lavouras cultivadas de alta produtividade.

O deputado Jean Mendonça demonstrou interesse em contribuir com a iniciativa, disponibilizando recursos e parcerias para fomentar a produção do café clonal em Rondônia. “Essa técnica pode transformar a economia local, gerando mais empregos e renda para as famílias. É importante incentivarmos e apoiarmos iniciativas como essa, que beneficiam o setor agrícola e toda a sociedade”, afirmou o deputado.

A implantação do café clonal em Rondônia é uma excelente oportunidade para aprimorar a produção agrícola no estado e, consequentemente, alavancar a economia local. Com o apoio do deputado e de outros órgãos governados, é possível que mais produtores rurais adotem a técnica e colham resultados positivos em suas lavouras.

Texto: Marcos Júnior / Assessoria parlamentar

Veja também