O deputado Pedro Fernandes ressaltou a importância da descentralização dos serviços de saúde, argumentando que os municípios deveriam poder estabelecer termos de cooperação com o Estado. Essa medida permitiria a realização de cirurgias eletivas mais próximas aos pacientes, evitando a superlotação dos hospitais da capital, Porto Velho. Durante sua fala, também parabenizou a deputada Cláudia de Jesus pela realização da audiência pública em Ji-Paraná, que teve como objetivo debater a construção de um Hospital Regional naquela região.
Fernandes defendeu a terceirização como o futuro da saúde no Brasil, uma medida que permitiria uma maior competitividade na contratação de profissionais de saúde. “A terceirização é o futuro da saúde no Brasil todo, ela não vai deixar de ser SUS. Por causa da questão de pessoal, que é a maior dificuldade que o Estado tem por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal, que impacta diretamente na folha, não conseguimos pagar o que os médicos ganham no particular. Então, para o Estado entrar nessa competição de profissionais, precisa fazer a terceirização”.
No fim de sua fala, Fernandes propôs um requerimento para obter informações sobre o andamento do programa “Compartilhando Saúde” na região de Ariquemes e sobre a construção do Hospital Regional de Ariquemes. Esta medida tem como objetivo melhorar a oferta de serviços de saúde para os dez municípios que compõem o entorno de Ariquemes.
Texto e foto: Ivan Lara I Secom ALE/RO