spot_img

DIA 6 DE JULHO NA HISTÓRIA – Dia do Ingresso das Mulheres na Marinha. Dia Internacional do Cooperativismo

BOM DIA 6 DE JULHO

Lúcio ALBUQUERQUE
69 99910 8325

RONDÔNIA
1872 – Chegam a Santo Antônio técnicos e engenheiros na 1ª tentativa de construir a Madeira-Mamoré.
1919 – A menina Labib Mamud (depois Bartolo) foi o grande sucesso no baile na Associação Recreativa de Porto Velho, interpretando valsas.
1947 – O governador Joaquim Vicente Rondon cria o jornal “O Guaporé”, como órgão oficial do Território. Extinto a seguir pelo sucessor Frederico Trota.
1947 – Intitulado “Bandeirantes do Oeste” publicada a poesia dedicada aos seringueiros, seus desafios e sua participação no desbravar do Território.
1949 – Em Porto Velho o governador Ademar de Barros (SP) confirma: é candidato a presidente ano que vem.
1984 – O MEC informa à Universidade Federal de Rondônia vai reconhecer seus 3 primeiros cursos: Economia, Administração e Ciências Contábeis.
2000 – A Assembleia Legislativa aprova a Lei 233, e Rondônia é o 1º Estado do país a ter legislação específica para seu Zoneamento Socioeconômico e Ecológico.

HOJE É
Dia Internacional do Cooperativismo. Dia Mundial das Zoonoses (ONU). Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. Dia do Ingresso das Mulheres na Marinha (BR).
Católicos celebram Santa Maria Goretti,

BRASIL
1871 — Morre Castro Alves (n. 1847), o “o poeta dos escravos”, autor de “O navio negreiro” e obras principais “Espumas Flutuantes” e “Hinos do Equador”. 1971 – Morre Raimundo Irineu Serra (n. 1.892), fundador da doutrina do Santo Daime.

MUNDO
1348 — O Papa Clemente VI inocenta os judeus de terem causado a Peste Negra. 1885 — Louis Pasteur testa com sucesso sua vacina antirrábica, em um garoto mordido por um cão raivoso. 1959 – Embrião dos Beatles: o 1º encontro John Lennon/Paul McCartney em Liverpool.

FOTO DO DIA

A FOTO DO FATO (III)

Dezesseis anos depois do presidente JK derrubar uma árvore próxima a Vilhena, o governador Humberto Guedes derruba (FOTO (*) a primeira árvore para iniciar a construção da cidade de Ariquemes.
Dois fatos que beneficiaram muito a Amazônia Ocidental e o então Território Federal, no primeiro caso a construção da rodovia BR-364 e a colonização que impulsionou a criação do Estado e, no caso de Ariquemes, fazer surgir um município-polo de uma região vital para Rondônia.
Imaginemos que JK não tivesse aceitado o desafio (sugiro ler “JK – O Artista do Impossível”, autor Cláudio Bojunga), livro narrando as várias obras do presidente que prometeu “50 anos em cinco”, e fez mais.
Humberto Guedes, que ficou pouco mais de 3 anos no “Presidente Vargas”, plantou bem e é só ver suas obras para se ter a dimensão delas na construção do Estado.
Nos dois casos, se pensamos ocorressem atualmente, seria um “deus nos acuda”, como vem acontecendo no jogo de empurra em que se encontra o reasfaltamento da BR-319. A história mostra o quanto foi importante as duas árvores serem abatidas.
(*) F. Manoel Nascimento


[print-me]

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Deputado Luizinho Goebel prestigia celebração dos 37 anos de emancipação de Cabixi e destaca avanços do município

O município de Cabixi celebrou no último sábado, 5 de julho, seus 37 anos de emancipação política com uma programação repleta de homenagens, cultura...

Obra de ampliação da UTI em Vilhena avança com recursos de emendas de Ezequiel Neiva

Iniciativa representará um avanço significativo na capacidade de atendimento em saúde na região Ezequiel Neiva aproveitou para acompanhar as obras na unidade de saúde    O Hospital...

Mega-Sena, concurso 2.884: prêmio acumula e vai a R$ 28 milhões

O próximo sorteio da Mega será na terça-feira (8) O sorteio do concurso 2.884 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (5), em São Paulo. Nenhuma...