A obra de revitalização e construção de novas áreas no Espaço Alternativo, em Porto Velho, está paralisada desde o final do ano passado. Em resposta à população, o Governo de Rondônia informou que a culpa dessa paralisação no serviço é da empresa contratada que trabalhava no projeto.
A proposta do governo era a construção de um estacionamento gratuito para mais de 2 mil veículos às margens do Espaço Alternativo. Essa promessa já se arrasta desde 2017, quando a obra havia sido iniciada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), mas logo depois passou a ser ligada à Secretaria Estadual de Obras e Serviços Públicos (Seosp).
Além disso, o projeto contempla revitalização com:
- reforma de quiosques
- reforma de banheiros
- troca de equipamentos de academia ao ar livre
- construção de espaço destinado à pets
- revitalização de ciclovias, relógios e letreiros, entre outros.
Em maio de 2023, o Governo de Rondônia informou que todo o projeto seria entregue em outubro daquele ano. O prazo chegou e o serviço não foi concluído. Após nova cobrança do jornal, o prazo foi estendido para novembro do ano passado, vencimento que também não foi cumprido.
Governo se pronuncia
Em resposta à população, o titular da Seosp, Elias Rezende, disse que a empresa responsável pela obra não cumpriu os requisitos necessários, como a conclusão do serviço e entrega no prazo determinado, o que ocasionou na suspensão do contrato com a administração pública.
Elias Rezendes destacou ainda que, devido ao não cumprimento dos requisitos estabelecidos em contrato, a empresa responsável foi multada em quase R$ 800 mil, o que significa cerca de 10% do valor total da obra.
“Essa multa foi aplicada pelo descumprimento e pelo transtorno que está trazendo para todos nós”, disse o secretário.
Nova licitação
Com o encerramento do contrato com a empresa responsável, o governo informou que um novo processo licitatório, para a conclusão da obra, deve ser aberto nas próximas semanas.
“O governador tem exigido da Seosp uma celeridade para conclusão dessa obra. Portanto, nós estamos finalizando tudo e vamos encaminhar dentro dos próximos 15 dias um novo processo licitatório para que a gente consiga, de fato, terminar a revitalização do Espaço Alternativo”, garantiu Elias Rezendes.
Enquanto o serviço segue paralisado, quem utiliza o espaço público diariamente, relata as dificuldades com o atual estacionamento na região. “No domingo é horrível de estacionar. Não tem vaga, porque a outra pista está fechada para quem pratica atividades físicas e a outra fica com dois sentidos. Estacionar nesse dia é praticamente inviável”, disse o usuário Fernando Aparecido Nunes, empresário que caminha todos os dias no local.
(rondoniagora)