spot_img
InícioGeralEmpresas Fantasma em Colorado estavam sacando Seguro Desemprego de empregados fantasmas

Empresas Fantasma em Colorado estavam sacando Seguro Desemprego de empregados fantasmas

Empresas Fantasma em Colorado estavam sacando Seguro Desemprego de empregados fantasmas

federal colo 3Por volta das 9h da manhã de hoje 23, a população de Colorado do Oeste, ficou atônita com a chegada repentina de cinco viaturas da Policia Federal vinda do município de Vilhena que fica a 74 km dessa cidade Serrana. Segundo informações através da Imprensa online (Extra de Rondônia) o município estava incluindo na “Operação Sala Azul”, sob o comando da Polícia Federal.

federal colo

Os policiais cruzam a cidade com destino ao Bairro Mutirão, passaram por outros pontos da cidade a procura das residências, empresas e comércio dos elementos que constavam no documento policial. O comboio federal voltou para Vilhena sem citar nomes e nem quantos foram presos na cidade.

Segundo o Extra de Rondônia o delegado Jonathan Kloch, que comanda a operação falou em coletiva a Imprensa em Vilhena, que já cumpriu 32 mandados, dentre eles 11 de prisões preventivas e 21 de buscas e apreensões em empresas e residências. Além disso, a operação fechou o cerco contra o sequestros de veículos, com cinco mandados cumpridos.

federal colo 2

O crime

Os suspeitos “criminosos” estavam cometendo fraudes no seguro desemprego, estão envolvidos, empresários, contadores e laranjas

 

As carteiras de trabalho eram recolhidas e criavam falsos vínculos empregatícios, com empresas fantasmas. “Ao final de dois anos de registro com a empresa o funcionário era demitido e o empregador colhia três guias do FGTS para garantir o seguro e sacar o dinheiro”, explicou o delegado.

 

Empregador e empregado recebiam no esquema.

 

Em nota a Polícia Federal explica que as funções iam desde o aliciador de rua, passando pelo trabalho especializado de escritório de contabilidade até chegar aos chefes da quadrilha.

 

A polícia descobriu também que a organização criminosa agia inicialmente em Colorado e se estendeu para Vilhena. Pelo menos sete empresas fantasmas foram criadas para o levantamento de dinheiro das fraudes junto aos beneficiários irregulares.

A mancada

A ambição pelo dinheiro levou a quadrilha a cometer um erro grave e ser descoberta. Uma das empresas fantasmas fundada no papel em 2015 tinha funcionário contratado desde 2013.

Luiz Lobato com Fonte do  site Extra de Rondônia

Fotos Extra de Rondônia

Veja também