spot_img

Estudantes representam Rondônia em Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul

O projeto desenvolvido foi pensado com o intuito de estimular a coleta seletiva e a conscientização ambiental por meio da gamificação, além de promover rankings escolares e nacionais

 

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Princesa Izabel, em Porto Velho, foram selecionados para representar Rondônia na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento começou no dia 27 de outubro e segue até esta sexta-feira (31), na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

O projeto, desenvolvido pelos alunos João Vitor Nascimento, Francisco Ricardo e Jeferson Rodrigues, todos com 14 anos, trata-se do aplicativo “Cathartes”, que foi pensado com o intuito de estimular a coleta seletiva e a conscientização ambiental por meio da gamificação, além de promover rankings escolares e nacionais. A ideia iniciou com as ferramentas disponibilizadas na escola, durante a “Semana Pedagógica”, por intermédio do professor Cleiton Araújo.

Parte dos custos da viagem foi financiada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que facilitou o deslocamento da equipe, enquanto a comunidade escolar se mobilizou com rifas e doações para garantir hospedagem e alimentação dos alunos durante o evento. Eles retornam no dia 1º de novembro.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou sobre o papel da educação pública na formação de jovens protagonistas. “Ver os estudantes participando de uma mostra internacional é motivo de grande orgulho para Rondônia. Isso mostra que o investimento em educação e tecnologia está gerando frutos, e que nossos jovens estão preparados para competir de igual para igual com estudantes de todo o mundo.”

REPRESENTANDO A REGIÃO NORTE 

A ideia do projeto iniciou com as ferramentas disponibilizadas na escola

A diretora da escola, Claudia Portela, destacou a importância da conquista e o esforço dos alunos em conjunto com a equipe responsável para viabilizar a participação no evento. “Quem conhecer essa ferramenta vai se encantar, não é porque é nossa, mas porque o projeto realmente é maravilhoso. Participar dessa feira já é uma vitória, porque são 21 países e mais de 800 projetos inscritos, e apenas dois da Região Norte foram selecionados: o nosso, de Rondônia, e um do Amazonas. Só de representar o estado, nós já nos sentimos vencedores.”

Segundo a titular da Seduc, Albaniza Batista, a conquista reflete o empenho do conjunto entre a comunidade escolar, os professores e o estado. “A rede estadual tem trabalhado para incentivar cada vez mais o protagonismo estudantil e a inovação dentro das escolas. Projetos como esse demonstram o potencial criativo dos alunos e o compromisso dos professores em transformar o aprendizado em experiências reais”, enfatizou.

MOSTRA INTERNACIONAL 

A Mostratec-Liberato é uma feira anual, que acontece em Novo Hamburgo, e reúne jovens pesquisadores de diferentes níveis de ensino, incluindo cursos técnicos, e vai além da exposição de projetos, oferecendo seminários, oficinas de robótica e atividades culturais e esportivas. Um dos objetivos do evento é despertar nos estudantes o interesse por pesquisas científicas e tecnológicas.

Fonte
Texto: Sabrina Raphaela sob supervisão de Ananda Carvalho
Fotos: Claudia Portela
Secom – Governo de Rondônia

Mais notícias sobre cidades de Rondônia

CAIXA lança edital com vagas em RO e salários de até R$ 16 mil

O Concurso CAIXA para Nível Superior oferece vagas efetivas para Arquiteto, Engenheiros (Civil, Elétrico, Mecânico, Segurança do Trabalho) e Médico do Trabalho, com salários...

Segundo dia da Cúpula do Clima terá debates sobre transição energética

A Cúpula do Clima, em Belém, entra nesta sexta-feira (7) no seu segundo e último dia com a retomada dos discursos dos líderes e...

Deputado Luizinho Goebel inicia nova era em Colorado do Oeste com substituição de pontes de madeira por tubos de aço

Em Colorado do Oeste, uma ação importante está mudando a estrutura das estradas vicinais da região. Isso aconteceu com a troca das pontes de...