spot_img
InícioEconomiaFalência do SVB? "Ainda não se percebeu se existe risco de contágio"

Falência do SVB? “Ainda não se percebeu se existe risco de contágio”

Falência do SVB? “Ainda não se percebeu se existe risco de contágio”

Analistas dizem que ainda não é possível “medir o impacto da falência do SVB” na Europa. Contudo, o presidente do Eurogrupo assegura que “não há exposição direta” do sistema bancário europeu, mas diz que o colapso é “um lembrete”.
Falência do SVB? "Ainda não se percebeu se existe risco de contágio"

Notícias ao Minuto

14/03/23 08:18 ‧ HÁ 3 HORAS POR BEATRIZ VASCONCELOS

São realidades distintas. Esta é a mensagem que as autoridades na Europa tentam passar depois do colapso do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank, que também encerrou posteriormente. Os analistas consideram, contudo, que ainda não se percebeu se há (ou não) risco de contágio.

“Até ao momento ainda não é possível medir o impacto da falência do SVB e Signature Bank na Europa, uma vez que ainda não se percebeu se existe de facto o risco de contágio nos bancos. Neste momento, sabemos apenas que a Fed e a Secretária do Tesouro nos EUA, Janet Yellen garantiram os depósitos dos clientes do SVB”, explicaram os analistas da XTB Henrique Tomé e Vítor Madeira, num comentário enviado ao Notícias ao Minuto.

Em Portugal, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) disse que a situação que levou ao colapso de dois bancos norte-americanos nos últimos dias “não tem não tem paralelo no funcionamento do sistema bancário português”, pelo que não é “extrapolável”.

Também o ministro das Finanças, Fernando Medina, garantiu que o sistema bancário europeu não é comparável aos dos EUA, sendo “mais robusto” e com “regras mais apertadas”.

“Em Portugal, as ações do BCP estão a cair [na sessão de segunda-feira] cerca de 7%, em linha com o comportamento dos restantes bancos europeus. Embora o core business do SVB seja diferente do BCP, a fragilidade na banca poderá, de facto, ser um tema para os próximos tempos“, consideram os analistas da XTB.

Fonte Notíciasaominuto

Veja também