spot_img
InícioDestaquesFIM DO MANDATO – PL do veneno é o último legado de...

FIM DO MANDATO – PL do veneno é o último legado de Acir Gurgacz após 16 anos no Senado

FIM DO MANDATO – PL do veneno é o último legado de Acir Gurgacz após 16 anos no Senado

Derrotado nas eleições de 2022, condenado pela justiça e considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, o senador Acir Gurgacz (PDT) que após 16 anos na cadeira de Senador da República pelo estado de Rondônia, não terá mais mandato a partir de 01 de fevereiro de 2023, está se despedindo do Congresso sob duras críticas.

Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária – CRA, Acir Gurgacz é o relator do chamado PL dos Agrotóxicos, que modifica as regras de aprovação e comercialização de agrotóxicos, produtos usados no setor agrícola para proteção e aumento das produções, mas que têm potencial de prejudicar a saúde humana e animal.

Senadores contrários à proposta alegam que é de notoriedade pública que os agrotóxicos causam câncer e 50% dos que estão sendo usados no Brasil já são proibidos na Europa. Isso além da degradação ambiental causada pelo descarte desses agrotóxicos no meio ambiente.

Nesta última segunda-feira (19) o PL dos Agrotóxicos teve o relatório de Gurgacz aprovado na Comissão, porém, o deputado vem sendo acusado de passar a toque de caixa esse projeto considerado por alguns senadores como uma espécie de “libera geral” dos venenos para consumo humano.

Esse projeto vem tramitando há 23 anos no Congresso e pode ser o último legado deixado pelo senador Acir Gurgacz no Senado.

JHNOTICIAS

Veja também