spot_img
InícioEconomiaFLOR DO PIQUIÁ: De canil a uma escola potente na rede de...

FLOR DO PIQUIÁ: De canil a uma escola potente na rede de ensino municipal

FLOR DO PIQUIÁ: De canil a uma escola potente na rede de ensino municipal

A escola que leva o nome de um pequeno fruto amazônico, se torna grande como a própria árvore de piquiazeiro.

A direção da escola decidiu fazer homenagens aos servidores em vida

É difícil imaginar que a partir de um canil, a EMEIEF Flor do Piquiá, fosse se transformar em uma potência na rede pública de ensino municipal de Porto Velho. O surgimento da instituição ocorreu, em abril de 2007, sendo a primeira escola criada na gestão do prefeito Roberto Sobrinho. Assim, dos escombros da antiga edificação na esquina das Ruas Raimundo Cantuária com Daniela, bairro Tiradentes, a escola que leva o nome de um pequeno fruto amazônico, se torna grande como a própria árvore de piquiazeiro.

Passados praticamente 15 anos, as seis salas de aulas iniciais passaram para 12, o laboratório de informática foi modernizado, a sede administrativa ampliada, o novo refeitório será inaugurado. Dentre as atividades pedagógicas, promovem no Festejo Junino, um Arraial concorrido, no Feriado da Independência (7 de Setembro), a Caminhada da Paz, através de um desfile alternativo em parceria com gestores de outras instituições. Atende uma clientela formada por mil alunos divididos em 24 turmas, sendo 800 (oitocentos) na sede e 200 (duzentos) nas extensões Moriá (Rua 1) e Piquiazinho na Rua 9).

Uma personagem marcante nesse contexto é o diretor da escola, Mayr Braga.

Uma personagem marcante nesse contexto é o diretor da escola, Mayr Braga. Da condição de primeiro servidor lotado na instituição, exerceu o cargo de 1º vice, quando a diretora da escola, Vitória Régia, que não era do quadro do município, veio da EEEFM John Kennedy. Posteriormente, Mayr assumiu a coordenação de uma extensão da escola que não existe mais, São José. Com o advento da Gestão Democrática, obteve o maior número de votos e foi eleito diretor em uma eleição com três chapas inscritas. Portanto, entre nomeação e de fato eleito, pode ser considerado tetra, considerando três mandatos de três anos e próximo de fechar mais um triênio à frente da Flor do Piquiá.

A dedicação incansável, objetiva dá um suporte melhor para os servidores e a comunidade. Para tanto, conta com o apoio da Administração Municipal via Secretaria de Educação (Semed), a qual já coordenou três aberturas de ano letivo na Flor do Piquiá. O esforço gera uma evolução que impacta de forma positiva, pois há pais que mudam para outras localidades e mesmo tendo escolas próximas onde passam a residirem, optam em manter os filhos estudando na escola que era o antigo canil. De acordo com Braga, “a Flor do Piquiá não abrange só o bairro Tiradentes e Agenor de Carvalho, mas alcança bairros distantes”.

Parlamentares estaduais, também vêm direcionando emendas, para contribuir na ampliação da estrutura física da escola.

Parlamentares estaduais, também vêm direcionando emendas, para contribuir na ampliação da estrutura física da escola. A Quadra Poliesportiva que está sendo construída é um exemplo. O ex-deputado Aélcio da TV destinou o recurso para a construção, o deputado Alan Queiróz focou no vestiário, Anderson Pereira garantiu a parte elétrica. Essa iniciativa vem ao encontro do foco do diretor, o qual revelou ser “o de colocar uma escola pública quase no mesmo patamar das escolas particulares, porque hoje a nossa escola é referência, muitas pessoas falam que é uma escola boa e querem que o filho estude aqui”.

Homenagens

Com o surgimento da pandemia do Covid-19, outra realidade se impôs com a prática do ensino à distância e o híbrido. O momento foi de superação, pois grande parte dos alunos não possuía o acesso de qualidade à internet. Com a retomada do ano letivo em 2022, a escola está atuando com o apoio dos pais dos estudantes, em 100% presencial. Foram poucos, os casos de infectados, entre servidores e a clientela escolar, mas infelizmente, houve o óbito da Supervisora da escola, Carla Jeane. Inclusive, em sua homenagem, a quadra poliesportiva da escola receberá o seu nome.

Por outro lado, a direção da escola também decidiu fazer homenagens aos servidores, ainda em vida: Parque Maria Brilhante (1ª merendeira a se aposentar); Praça Vitória Régia Mustafá (1ª diretora da escola); Cantinho de Educação Ambiental Adélia Clarice (1ª merendeira do quadro federal): Refeitório Íris Alves dos Santos (1ª secretária a se aposentar). Isso no intuito, de valorizar os colaboradores, que constroem o seu legado em prol da comunidade. Dentro desse contexto, finaliza Mayr Braga, “eu sempre falo, educação, ela se faz com atitudes, não com palavras”.

Parque Maria Brilhante (1ª merendeira a se aposentar).

Praça Vitória Régia Mustafá (1ª diretora da Escola).

Cantinho de Educação Ambiental Adélia Clarice (1ª merendeira do Quadro Federal).

Refeitório Íris Alves dos Santos (1ª secretária a se aposentar).

 

Fonte: RONDONIANOAR

Veja também