spot_img
InícioEconomiaGIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar…

GIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar…

GIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar…

Rondônia fica sem uma das agências do agronegócio criadas pelo Banco do Brasil

PORTO VELHO – Nenhum município rondoniense foi indicado para ter uma agência exclusiva voltada ao agronegócio, mas os produtores rurais de seis estados poderão contar com atendimento especializado do Banco do Brasil (BB). Até o fim de março, a instituição financeira abrirá 14 agências voltadas para o agronegócio. 

As novas agências funcionarão nas seguintes cidades: Rio Verde (GO), Sorriso (MT), Dourados (MS), Cascavel (PR), Maringá (PR), Londrina (PR), Ponta Grossa (PR), Ijuí (RS), Santa Maria (RS), Passo Fundo (RS), Araçatuba (SP), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP). Atualmente, o BB tem quatro agências do tipo: em Goiânia, Uberlândia (MG), Campo Grande (MS) e Campo Mourão (PR).

REGULARIZAÇÃO

Já se encontra disponível a interessados, na edição desta terça-feira, 2, do Diário Oficial da União a instrução normativa definindo os procedimentos que permitam a  regularização fundiária das ocupações incidentes em áreas rurais. A decisão manda que os documentos eu tramitaram no curso do processo serão recebidos e a seguir inseridos no formato digital, no sistema TIC do Incra.

BASQUETE

Se depender do sorteio, o basquete brasileiro masculino começou bem os Jogos Olímpicos, mas antes tem de ser campeão do Pré-Olímpico de Split (Croácia), que o Brasil vai disputar, enfrentará Austrália, Nigéria e o vencedor do Pré-Olímpico de Belgrado (Sérvia), que será disputado, entre outros, por Sérvia e Itália. Finalistas do Mundial de 2019, Argentina e Espanha caíram no mesmo Grupo C, que também tem o Japão (31º e penúltimo colocado daquele Mundial) e o vencedor do Pré-Olímpico de Kaunas (Lituânia), que terá como participantes a própria Lituânia, Coreia do Sul, Venezuela, Polônia, Eslovênia e Angola.

FEMININO

O feminino brasileiro perdeu para a República Dominicana a vaga e agora depende de convite da Federação Internacional.

EMPRESAS

O número de empresas abertas em 2020 aumentou 6% em relação ao ano de 2019. É o que mostra o boletim anual do Mapa de Empresas, divulgado ontem, 2, pelo Ministério da Economia. No ano passado, foram abertas 3.359.750 empresas no país e fechadas 1.044.696, o que deixou um saldo positivo de 2,3 milhões de empreendimentos ativos. O número de empresas fechadas também apresentou uma queda de 11,3% em relação ao ano anterior. No total, o país fechou 2020 com 19.907.733 empresas ativas, o que representa crescimento de 3,2% em relação ao segundo quadrimestre (maio a agosto) de 2020. Segundo a pasta, o número reflete as medidas tomadas pelo governo para facilitar a abertura de empresas em meio à pandemia da covid-19, que levou muitas pessoas a buscarem no próprio negócio uma oportunidade para gerar renda.

ICMS

O Confaz já colocou em vigor o Convênio ICMS 01/21 – que revigorou o Convênio ICMS 63/20 –  para que os estados do Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e o Distrito Federal isentem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do oxigênio medicinal e de diversos produtos e medicamentos relevantes para  o enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus, como kits de teste para a Covid-19;  kits de intubação e cateteres; respiradores automáticos; álcool 70%; agulhas e seringas; água oxigenada, curativos, gaze e desinfetantes; artigos de laboratório e farmácia; outros gases medicinais; além de máscaras, luvas, equipamento de proteção para profissionais de saúde, entre outros.

EMBRAPA

Um pesticida composto por uma mistura inédita de dois isolados da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt) é o mais novo bioproduto indicado para controlar a lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda, e a falsa-medideira, Chrysodeixis includens. O Acera – nome comercial – foi desenvolvido com tecnologia Embrapa e concebido em parceria com a Ballagro Agro Tecnologia, empresa que o comercializará.

A Bacillus thuringiensis (Bt) é uma bactéria que produz proteínas com propriedades tóxicas específicas para insetos e que são inofensivas para humanos e outros vertebrados. Diferentemente de pesticidas químicos, é inócuo para o meio ambiente. O produto deve ser pulverizado sobre as folhas, e, ao comê-las, as lagartas são afetadas pela ação dessas proteínas.

“A grande vantagem desse produto biológico à base de Bt é que ele não afeta o meio ambiente, não intoxica aplicadores, não mata os inimigos naturais das pragas e não polui rios e nascentes, contribuindo para a sustentabilidade”, destaca o pesquisador da Embrapa Fernando Hercos Valicente, desenvolvedor e responsável pela tecnologia na Empresa.

Por: JL albuquerque, com informações da agenciabrasil.ebc.com.br

Veja também