Na sexta-feira dia 08 de abril, aconteceu a Cerimônia de Entrega dos Certificados das PROMOTORAS LEGAIS POPULARES – PROJETO EMPODERAR de parceria da UEA e Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres do Amazonas. ( projeto para inclusão das mulheres. Reconhecer o próprio valor pra se fortalecer e enfrentar as opressões que estão aí na sociedade).
Evento realizado no Cassino dos Oficiais do 54º BIS foi prestigiado por os familiares e amigos das PLPs (Promotoras Legais Populares) e contou com a participação de autoridades locais:
Comandante do 54ºBIS Coronel Alexandre Rabelo da Fonseca e o subcomandante Maj. Leonardo da Costa Reis, vice-prefeito Herivänio Seixas, Dr. Marcus Rezende delegado polícia, representantes do Conselho Tutelar, a Prof.ª Raimunda Darque representante das PLPs/2014, presidente da Câmara de Vereadores Ray e o vereador Riça e, autoridades eclesiásticas, Pr. Eber Duarte (IEADAM) e Pr. Sérgio Roza (Iª Igreja Batista), representante da UEA na pessoa da bibliotecária, assistente social e PLP/2014 a Sra. Aldineia de Castro e como cerimonia lista o Prof. e SGT do Exército Levi Alves e apoio do igualmente SGT Denílson Dutra Costa.
A turma recebeu o nome de Margarida Salles em homenagem a sua coordenadora e tutoria, falecida em janeiro deste ano, emocionados, familiares e amigos da coordenadora assistiram a um vídeo em homenagem sua memória. A turma de PLPs/ 2015 teve como patrono e colaborar o empresário Herivaneo Oliveira que discursou sobre a importância da ação das Promotoras Legais Populares, junto às mulheres, jovens, adolescentes, crianças, idosos, vítima de violência e na defesa dos direitos humanos, ele que foi patrono das PLPs/2014, fez menção a honra de apoiar o evento pela segunda vez, pois diz que se identificam com a luta pelas causas sociais as quais o Curso aborda.
Promotoras Legais Populares são mulheres que disponibilizam seu tempo, compartilham suas experiências profissionais em favor de tão digna causa, suas ações tornam-se lideres em suas comunidades, são promotoras da legalidade, da ajuda ao cumprimento dos direitos que historicamente veem sendo conquistados por mulheres, foto idosos, jovens, crianças.
São lideres que por suas atitudes veem Empoderar outras mulheres, como o ícone que se tornou o símbolo da luta contra a violência doméstica e familiar, cujo nome é dado à lei nº 11.340/06, conhecida popularmente por “Lei Maria da Penha”, em homenagem a Maria da Penha, vítima da violência doméstica praticada por seu ex-esposo, deixando sequelas irreparáveis por toda vida.
Barrancas Seu Portal de Notícias / Por: Ana Cristina Silveira Costa