Ações que proporcionem a redução dos números de acidentes e mortes estão em alinhamento.
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) esteve em seu gabinete, com o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO), Paulo Higo Ferreira. O bate-papo serviu para conhecer projetos que estão em alinhamento e de ações que visem a redução dos números de acidentes e mortes no trânsito.
Antes de conhecer as iniciativas, Ieda Chaves fez um rápido histórico de seu primeiro mês de mandato. “Faz parte das nossas atividades e eu quero uma gestão parlamentar colaborativa onde a gente ouve a demanda das pessoas e buscamos bom relacionamento com os poderes e órgãos para que as coisas aconteçam”, disse.
Paralelamente às conversas, Ferreira citou que o principal foco da gestão do Detran/RO nos próximos anos é aplicar o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). “Temos até 2030 para reduzir em até 50% os números. Para isso, precisamos desenvolver estratégias em seis eixos, sendo: Educação para o Trânsito, Gestão de Segurança no Trânsito, Vias Seguras, Segurança Veicular, Atendimento às Vítimas, Normatização e Fiscalização”, informou o diretor-geral.
Centro de atendimento
Também está em fase de alinhamento junto a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a disponibilização de recursos à criação e estruturação do Centro de Atendimento de Traumas específico no que diz respeito ao trânsito. O atendimento seria na recuperação de pacientes como, por exemplo, fisioterapia.
Acidentes
A ideia da visita de cortesia à Ieda Chaves foi o fortalecimento do capital político e demais parceiros para ampliar discussões e preocupação à pauta. “Tem um apelo grande. Segundo as pesquisas, Porto Velho é uma das capitais recordistas em doações de órgãos por conta do tanto de jovens que morrem em acidentes e, qualquer coisa que pudermos fazer já ajuda a inibir essas ocorrências com perdas de vidas”, acrescentou a deputada estadual.
Registros
O encontro foi acompanhado por Israel Souza e Jessé Silva, ambos chefes de gabinete do Detran e de Ieda Chaves, respectivamente.
Texto e foto: Assessoria parlamentar