spot_img
InícioDestaquesIeda Chaves defende o alinhamento de estratégias durante debate no Parlamento Amazônico

Ieda Chaves defende o alinhamento de estratégias durante debate no Parlamento Amazônico

Ieda Chaves defende o alinhamento de estratégias durante debate no Parlamento Amazônico

Reunião Ampliada em Tocantins abordou, principalmente, a regularização fundiária.
Ieda Chaves defende o alinhamento de estratégias durante debate no Parlamento Amazônico

Preocupada com os interesses da região Norte, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) participou, na quinta-feira (22), da IV Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de Tocantins (Aleto). O encontro reuniu cerca de 40 autoridades políticas para discutir temas diversos, entre eles, a regularização fundiária, licenciamento ambiental, exploração mineral e do petróleo na Amazônia.

Segundo a parlamentar, o encontro serviu como forma de articulação política aos interesses da região, principalmente às questões de regularização fundiária. “É bem importante que possamos sair do discurso e ir à prática. São temas complexos, principalmente neste eixo. Para pensar o desenvolvimento territorial e sustentável na Amazônia precisamos de um diálogo permanente e monitoramento para o fortalecimento de estratégias. Desta forma, estamos trabalhando para minimizar as questões burocráticas”, observou.

De acordo com a deputada estadual do Pará e presidente da Associação do Parlamento Amazônico da Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Edna Auzier, o encontro serviu, entre outras possibilidades, para o fortalecimento da representatividade do colegiado.

“Eu tenho certeza que a gente ainda vai comemorar muitas vitórias juntos. Este é só o começo e me ajudem a cuidar da nossa Amazônia. Participem, deem ideias e entrem com encaminhamentos, vamos trocar projetos exitosos entre nós”, indicou.

Comprometimento

Edna lembrou que ao final de todas as reuniões nos estados, em outubro de 2023, será apresentado um documento ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com a apresentação daquilo que é necessário à Amazônia para que ela não seja só uma referência de preservação, mas de desenvolvimento e geração de riqueza, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Convidado

Para discutir uma das temáticas desta edição, foi convidado o secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Moisés Savian.

O Parlamento

O Parlamento Amazônico conta com delegações do Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Roraima, Rondônia e Tocantins. A próxima reunião será no dia 31 de agosto, em Boa Vista (RR).

Texto: Etiene Gonçalves / Assessoria parlamentar
Foto: Rafael Oliveira I SECOM ALE/RO

Veja também