Da Redação — Um incêndio atingiu parte da Blue Zone da COP30, em Belém, nesta quinta-feira (20). O fogo foi controlado rapidamente e ninguém ficou ferido, segundo a organização do evento. O incidente começou em um estande da Comunidade da África Oriental, e a causa ainda está sendo apurada.
A área onde ficam os pavilhões oficiais, negociadores e chefes de Estado foi evacuada por precaução. As equipes de segurança e o Corpo de Bombeiros chegaram logo após o início das chamas e permaneceram no local para monitoramento. A Convenção-Quadro da ONU informou que os bombeiros farão uma avaliação completa de segurança e divulgarão um novo informe às 16h.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que uma das hipóteses é que o incêndio tenha começado por um curto elétrico ou até por um celular em carregamento, mas reforçou que ainda não há confirmação. Ele também afirmou que as demais estruturas da conferência, incluindo a Green Zone, não foram atingidas.
Mesmo com o susto, Sabino disse que o episódio não compromete a realização da COP30, que está prevista para encerrar nesta sexta-feira (21). A organização ainda avalia se os trabalhos da Blue Zone serão retomados hoje ou apenas amanhã.


