O Incra vem intensificando as atividades para atender à demanda de concessão de títulos em Rondônia. A autarquia firmou parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) e com 36 prefeituras por meio do Programa Titula Brasil para apoio às etapas necessárias à titulação de terras.
A transformação digital também é uma prioridade. Com o apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), novos sistemas integrados nas versões web e celular foram desenvolvidos para agilizar a entrega de títulos. Em 2021 foram lançados os aplicativos Titula Brasil e a Plataforma de Governança Territorial (PGT).
Em 2022, o Incra/RO já emitiu 3.298 títulos provisórios – entre Contratos de Concessão De Uso (CCU) e Certidões de Reconhecimento de Ocupação (CRO) – e 267 títulos definitivos – Títulos de Domínio (TD) – em assentamentos da reforma agrária e áreas de regularização fundiária.
Entrega
Em 27 de maio (sexta), a regional do instituto concedeu o título das terras ao casal Francisco Claudivan da Silva e Cristiane Pereira de Lima Silva. Os agricultores receberam o documento na unidade avançada do Incra em Ji-Paraná (RO). O lote de 18 hectares, denominado “Silva”, está situado no município de Nova Brasilândia do Oeste (RO).
De acordo com a legislação, o título do casal é isento de pagamento, uma vez que se enquadra nos critérios para a gratuidade, como área contínua com até um módulo fiscal (60 hectares).
O processo da titulação de terras da União é regido pela lei de regularização fundiária (Lei nº 13.465/2017) e envolve várias etapas como a análise documental, cartorária e de sobreposições, realização de georreferenciamento do lote e do perímetro ou gleba, Cadastro Ambiental Rural (CAR), consultas a instituições, supervisão ocupacional e vistorias no local.
Atendimento
O contato com o Incra em Rondônia pode ser presencial (das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30) ou pelos e-mails, nas salas da cidadania de Porto Velho ([email protected]), Ariquemes (unidade.ariquemis.pvo@incra.
02/06/2022