Aline Boone Goncalves
A ação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher aconteceu na Casa de Saúde Indígena do município
No dia 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a UNINASSAU Cacoal realizou diversos atendimentos gratuitos com orientações sobre saúde e bem-estar para as mulheres indígenas da etnia Suruí. A ação foi realizada pelos estudantes do 8° período do curso de Medicina da instituição, com a supervisão da professora da disciplina de Interação Comunitária VIII Mariana Diniz, na Casa de Saúde Indígena de Cacoal (CASAI).
Ao todo, 36 indígenas receberam informações referentes à prevenção, sinais de alerta, e a importância da detecção precoce do câncer de colo de útero, além de tirarem dúvidas sobre outras questões ligadas à saúde. Este tipo de câncer é o terceiro mais prevalente nas mulheres de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Para a docente Mariana Diniz, a ação tem um benefício muito grande para ambas as partes já que contribui para o bem-estar e saúde dos indígenas, além de ser um diferencial na formação dos futuros Médicos. “Os indígenas também precisam muito desse cuidado médico, e desde os primeiros períodos do curso de Medicina, inserimos nossos acadêmicos nos atendimentos direcionados para esse público. A instituição forma o profissional ético e também humanitário”, destacou.
Aline Boone-Assessoria de Imprensa/UNINASSAU Cacoal