spot_img
InícioGeralIsmael Crispin alerta órgãos de controle sobre segurança de barragens em Rondônia

Ismael Crispin alerta órgãos de controle sobre segurança de barragens em Rondônia

Ismael Crispin alerta órgãos de controle sobre segurança de barragens em Rondônia

Preocupação em salvar vidas e o meio ambiente de possíveis desastres será regra e não exceção

   Preocupação em salvar vidas e o meio ambiente de possíveis desastres será regra e não exceçãoO deputado estadual Ismael Crispin (PSB) durante a audiência pública sobre segurança das barragens, na manhã desta segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa, disse que a Comissão Temporária de Fiscalização desses empreendimentos minerais e energéticos, fará inspeção rigorosa.

Segundo Crispin, a preocupação em salvar vidas e o meio ambiente de possíveis desastres será regra e não exceção. O 1º Secretário do Poder Legislativo Estadual advertiu os órgãos de controle quanto à leveza no posicionamento dos técnicos das empresas exploradoras dos recursos naturais no Estado.

De acordo com Ismael Crispin, o parecer bondoso e a precariedade em alguns órgãos auxiliares do Poder Legislativo e do Executivo, indiretamente, colaboram com esses problemas de rupturas das barragens.

“Exemplo disso, foi o rompimento da barragem do garimpo de Oriente Novo, no final do mês de março, que devastou pontes e estradas da região. Segundo informações, há mais de 30 anos essa barragem estava fora de atividade, apesar disso, pesquisas e fiscalizações não foram realizadas para evitar o sinistro, que, felizmente, não fez vítimas fatais.”, relatou.

Após apresentação da prevenção de segurança das barragens realizada por um técnico da Usina Santo Antônio, o parlamentar parabenizou o profissional pelo amplo trabalho exibido em audiência pública, no entanto, afirmou ser necessário prevalecer o contraponto técnico-científico, sobretudo, referente aos impactos ambientais, que essas barragens de minérios e de produção de energia estão acarretando para a sociedade rondoniense.

“Queria sair dessa audiência pública com todos esses dados positivos prevalecendo sobre os impactos em Rondônia. Faremos o possível com a comissão temporária das barragens para minimizar e até evitar qualquer tipo de desastre futuro”, concluiu.

Autor: Assessoria  

Foto: José Hilde

Veja também