A Justiça Eleitoral determinou a cassação do diploma e do mandato, a anulação dos votos, a recontagem do resultado da eleição e ainda declarou a inelegibilidade por oito anos de Sérgio Aparecido Tobias (União Brasil), vice-presidente da Câmara Municipal de Pimenta Bueno. A decisão também atinge Luiz Fernando Pastene Truiz. A sentença foi assinada pela juíza Marisa de Almeida, titular da 9ª Zona Eleitoral do município, no dia 3 de fevereiro de 2026. Apesar da condenação, o vereador ainda pode recorrer da decisão.
O julgamento considerou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0600575-71.2024.6.22.0009, movida pela Coligação Nosso Município, Nosso Orgulho (PODE/PSD/PRTB/DC). Na ação, os investigados foram acusados de abuso de poder econômico, uso de caixa dois, gastos irregulares de campanha e utilização de recursos de origem proibida, conforme prevê a legislação eleitoral.
Durante a apuração do caso, a pedido do Ministério Público Eleitoral, a Justiça autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados. A análise dos extratos apontou movimentações fora do comum nas contas de Luiz Fernando Pastene Truiz, tanto no Banco do Brasil quanto no Santander. Segundo a decisão, foram identificados vários depósitos em dinheiro, feitos de forma fracionada, pouco antes de os valores serem transferidos para a conta oficial da campanha de Sérgio Aparecido Tobias, o que reforçou as suspeitas de irregularidades.



