spot_img
InícioDestaquesLuizinho Goebel reivindica cedência do prédio do Crepad para que no local...

Luizinho Goebel reivindica cedência do prédio do Crepad para que no local funcione a clínica-escola para autista

Luizinho Goebel reivindica cedência do prédio do Crepad para que no local funcione a clínica-escola para autista

Centenas de alunos autistas serão beneficiados com a implantação da clínica-escola em Vilhena.

Prédio fica localizado no bairro Alto Alegre (Foto: Ezio Ricardo / Assessoria de Imprensa)

Com o objetivo de trazer mais oportunidades de desenvolvimento para as crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado Luizinho Goebel (PSC) solicitou ao governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a possibilidade da cedência do prédio do Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad), para que no local funcione a clínica-escola para autistas. O prédio fica localizado entre as ruas Antônio Exterkoetter e João Bernal, no bairro Alto Alegre, em Vilhena.

Conforme o deputado Luizinho Goebel, o governador Marcos Rocha já encaminhou ofício para que a Secretaria de Patrimônio (Sepat) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) façam a análise da possibilidade técnica e legal da cedência do prédio da Crepad para o município. Com isso, a escola que será considerada a maior clínica para autistas da região norte do Brasil poderá acolher centenas de alunos, os quais receberão atendimentos clínico e pedagógico especializado, musicoterapia, atividades físicas, entre outros.

Para o parlamentar, com uma estrutura já pronta e em boas condições de funcionamento – como são as instalações do Crepad -, será possível acelerar o processo de instalação da clínica escola, que vem sendo aguardada há muitos anos pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Vilhena (AMAVI), fundada em 2019 na cidade.

“Sei que este importante projeto trará inúmeros benefícios para toda a comunidade, uma vez que a clínica atuará como uma escola preparatória para centenas de autistas, e também como uma escola de especialização para os muitos profissionais da saúde que atuarão nela dando todo o suporte técnico para o seu funcionamento. Estou muito otimista com a implantação da escola- clínica na cidade”, destacou o parlamentar.

Ainda segundo o deputado Luizinho Goebel, a escola-clínica está sendo alcançada com a união de esforços do ex-prefeito de Vilhena Eduardo Japonês, do atual prefeito, Flori Cordeiro, do presidente da Câmara dos Vereadores, Samir Ali e da AMAVI. Além disso, deputados estaduais estarão destinando recursos, por meio de emendas parlamentares, para suprir as necessidades da escola-clínica que seguirá o modelo de atendimento aos autistas em Santos, no estado de São Paulo.

Texto: Sara Elena Rengifo / Assessoria de Imprensa
Foto: Ezio Ricardo / Assessoria de Imprensa 

Veja também