Convenio 001/2021 prevê gratuidade para produtores de leite do município
A parceira firmada entre a Prefeitura Municipal de Alta Floresta do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – Semagri , o Sebrae em Rondônia e os produtores rurais no melhoramento genético da pecuária leiteira do município (Convênio 001/2021), alcança os primeiros resultados práticos no campo. Este trabalho iniciou sua tramitação no final de 2021 com elaboração técnica do projeto, e visita técnica para cadastramento dos produtores. A parceria entre o município e o Sebrae foi viabilizada por meio de convênio firmado em que se utiliza a ferramenta Sebraetec, com serviços de consultoria de melhoramento genético.
Ao longo de 2022 iniciou-se o procedimento de Inseminação Artificial por Tempo Fixo – IATF, em 18 propriedade sendo 10 animais cadastrados por produtores somando o total de 180 animais no primeiro ano de trabalho.
O secretário de Agricultura Lenoir Serraglio e o técnico responsável pelo projeto Dilcionir Serraglio visitaram a propriedade Chácara Caiçuma dos produtores Nilton Porto e Joaquim Porto, onde acompanharam in loco os primeiros resultados, com o nascimento dos dois primeiros animais de oito prenhezes confirmados nesta propriedade.
Vale ressaltar que nos próximos vinte dias teremos cerca 60 nascimentos de bezerros das raças girolando, jersey, e holandês, e sindi, provenientes das primeiras demandas apresentadas pelos produtores.
Objetivo do programa é auxiliar os produtores de leite no melhoramento genético do rebanho através de políticas públicas que fortaleçam está cadeia produtiva que garantem a renda de muitas famílias no Município.
Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).