O deputado federal Lúcio Mosquini (MDB-RO) apresentou em fevereiro deste ano uma alternativa inteligente e de bom senso, reduzir o tamanho dos apartamentos funcionais dos parlamentares para que possam ter mais imóveis à disposição reduzindo os custos com auxílio-moradia.
Atualmente os apartamentos funcionais são imensos, alguns com mais de 250 metros, e normalmente os parlamentares sequer trazem a família, já que contam com passagens para seus estados de origem.
Mosquini foi eleito 4º secretário da Câmara dos Deputados neste biênio e é a sua secretaria que é responsável pela administração dos apartamentos funcionais da Câmara.
Ele destacou que a moradia do deputado faz parte do exercício do mandato parlamentar, como as passagens aéreas e outros meios de locomoção do deputado.
“Nós temos que entender a importância que tem a Câmara dos Deputados, a importância que tem um deputado federal e que a moradia do deputado faz parte desse contexto. O que nós queremos é, nesse período, otimizar esses gastos com habitação”, disse.
Mosquini afirmou que vai dialogar com a Mesa Diretora para que os apartamentos funcionais sejam reduzidos para acomodar mais parlamentares. “Assim nós podemos atender a todos os parlamentares”, disse.
O problema é que até agora a Câmara não se mexeu neste sentido.
BLOGDOPAINEL