A Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Lago do Cuniã (Setor 35), sob a liderança do pastor Jorge Leans e sua esposa Vone Mara, no final de semana 13,14, recepcionaram com amor e alegria às Igrejas coirmãs do setor 36 Nazaré, 38 Demarcação e Tira Fogo, para o encontro da irmandade religiosa Cristã.
O Pastor Jorge na abertura da programação enfatizou que o encontro é uma ideia do irmão em Cristo e Diácono da Assembleia de Nazaré, Zaqueu Lobato, apoiado pelas lideranças das demais igrejas localizadas na região ribeirinha do Rio Madeira e Rio Machado, uma vez que Demarcação está localizada no Rio Machado, e já aconteceu em Demarcação e Nazaré.
Dois dias de festa, é pouco para extravasar toda a felicidade de um povo evangélico isolado em plena Selva Amazônica, a onde o principal meio de locomoção é as aguas do lago e do Rio Madeira. A felicidade de irmãs e irmãos por receberem o corpo da igreja de outras localidades é imensurável, transcende as emoções e deixam florar dentro de seu coração um amor imenso vivido por cada um.
O povo de Deus é conhecedor de quer essas festas agradam a Deus, são momento de louvor, independente de técnicas ou vozes afinadas, cada um chamado pelo pastor Jorge para louvar, transmite através de sua voz o seu amor por Jesus Cristo e a harmonia por cada irmão presente na Igreja, que por sua vez o público interage, deixa rolar seus sentimentos com lagrimas, choro e movimentos, em um só objetivo, testemunhar a maravilha o êxtase pela presença de Deus naquele lugar.
No sábado 13, às 19h, após a oração de 30 minutos, (regra da igreja), às 19h30, deu se início a programação, na abertura o pastor Anselmo acompanhado pela igreja cantou o Hino “Eu Sei Que Tu Me Sondas”, dando um impacto ao evento. Grupos e jovens tiveram oportunidades de louvar, o cantor gospel Daniel Neves, de Porto Velho, também cantou hino. O pastor Jorge fez algumas considerações e logo após a oração do Diácono Zaqueu, o pastor Miguel Barros, pregou a palavra de Deus, extraída do livro do ensinamento, a Bíblia Sagrada.
No domingo 14, na manhã, depois da oração silenciosa, foi dado oportunidades para louvar, em seguida o Pastor Anselmo deu início a pregação da mensagem.
Sábado
Na preleção da palavra de Deus, o pastor Miguel, usou como texto básico o capitulo 14 de 2ª João, Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito.
Foi palavras de refrigero a alma ao mesmo tempo exaltando a presença de mais de 100 pessoas, lotando o templo da Igreja, falando do amor de Deus sobre seus filhos amados e pedindo que permaneçam em união
Disse o pastor Miguel, Jesus é o único caminho a verdade e a vida, não tem outro caminho. Tomé disse que não sabia par onde Jesus ia. E como podemos saber o caminho? Quantos caminharam com Jesus, louvaram com Jesus, pregaram palavra de Jesus, choraram nos pés de Jesus, e estão que nem Tomé na presença de Jesus, sem saber o rumo do caminho;
Tomé caminhando com Jesus, escolhido, separado, contemplando todos os milagres e prodígios, que Jesus estava fazendo, ouvindo todas as mensagens, mas ele estava aleatório do propósito do Salvador, ele estava ali no meio desfrutando de tudo, mas não estava sabendo para onde ia, não é diferente daqueles nossos irmãos, que caminhava com essa igreja, choravam com essa igreja, nas vigílias e não sabiam para onde iam, disse o pastor Miguel.
Domingo
Pastor Anselmo em sua preleção no domingo pela manhã, citou, o Livro de Romano 8: 17, e 8:18, Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Falou sobre a posição de Simão Pedro ao carregar a Cruz, que estava sempre arás e quando Jesus parava ele parava. Jesus sempre a frente. É assim que devemos nos postar sempre como Jesus a frente de nós.
Lembrou da determinação de Nabote ao nega-se a vender sua terra a Acábe. Terra que Deus o colocou por herança. Disse o pastor Anselmo, Deus estava se agradando do sofrimento de Jesus. Deus também agrade do seu sacrifício para saber ser você é crente.
Jesus não tomou o vinagre, porque tinha trocado vinagre por mirra e mirra é para passar a dor, Jesus precisava sentir a dor. O Espirito está pronto a carne é fraca.
E assim foi descrevendo o verdadeiro martírio de Jesus que terminou com a sua morte na Cruz, para salvar o pecador. Concluiu sua mensagem falando sobre o Servo Jó homem temente a Deus.
Visitantes
Estiveram participando da festa o: Pastor Anselmo Cardoso Silva e Esposa Vastir Silva Santos além de um grupo de irmãos (Tira Fogo, Diácono Zaqueu Lobato Belo e esposa Vânia além do Osias e filhas, sobrinhas de Zaqueu e do porteiro da Igreja Claudio, (Nazaré) De porto Velho vieram o cantor Daniel Neves e esposa, Josadac, esposa e filha e de Colorado do Oeste, o repórter Luiz Lobato.
Os pastores, Renato Sena de Calama e José Maria de Nazaré, justificaram suas ausências por motivo de compromissos em Porto Velho.
Agradecimentos
Ao encerrar o encontro o Pastor Jorge fez o agradecimento aos presentes, lembrou da importância dos irmãos e irmãs da igreja, destacando a voluntariedade dos jovens e de quem contribuem com o alimento servido aos irmãos visitantes.
Lembrou que sua esposa mais uma vez foi uma guerreira, superando suas dores e febre, esteve à frente da organização da alimentação, auxiliada no sábado, pela irmã Edileuza Alves Lopes, domingo o pai João um cabo do Exército reformado e seu filho Gabriel foram os mestres da cozinha.
Texto, fotos e vídeos Luiz lobato.
Edição João Vitor.