Início Geral O dia na história

O dia na história

1914 – Inaugurada a Estação Telegráfica Presidente Pena, na vila que em 1977 seria a sede do município de Ji-Paraná.
1919 – Começam as aulas da escola “Paulo Saldanha” (Guajará-Mirim), com discursos, entrega de buques às professoras e festa promovida pelos pais.
1943 – O Governo federal anuncia o decreto-lei criando os Territórios Federais de Iguaçu (no Paraná), Amapá, Boa Vista (Roraima) e Guaporé (Rondônia).
1948 – A irmã Luisinha Pasi, diretora do “Maria Auxiliadora”, em carta ao governador Frederico Trota agradece por ter mandado ligar o fornecimento de água ao colégio, que tinha o sistema instalado, mas o “precioso líquido” não chegava.
1982 – A equipe feminina de vôlei do Ferroviário (RO) faz a final do zonal norte de clubes contra o Clube do Remo.
1985 – Eleito prefeito de Porto Velho, o ex-deputado federal Jerônimo Santana, apesar das evidências, nega pensar em disputar a eleição a governador ano que vem.
1988 – Nove municípios, incluindo Porto Velho, que ganhará um pronto-socorro, estão no pacote de obras com previsão de início para ano que vem.
HOJE É
Dia do Médico Alergista e Imunologista. Dia Nacional do Ministério Público. Dia Nacional de Combate à Pobreza. Dia do Engenheiro de Pesca.
Católicos celebram São João da Cruz, São Venâncio Fortunato, Santo Espiridião, São Nimatullah Kassab Al-Hardini,
BRASIL
2006 — Morre Sivuca (n. 1830), maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor brasileiro.
MUNDO
1900 – Mecânica Quântica: Max Planck apresenta seu artigo sobre a radiação de corpo negro. 1960 – Criada a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
FOTO DO DIA
Tempo de definição em 1981
Dezembro de 1981 foi um período tenso não só para os que participavam da equipe de planejamento do governo do Território, na expectativa da passagem de Rondônia a Estado andava enchendo os dias de muita gente.
As etapas estavam cumpridas com pareceres favoráveis e o PDS, partido do governo, tinha maioria na Câmara Federal, mas havia o temor que acabasse em chabu.
Um secretário do governo, da área financeira, disse que a indefinição prejudicava até o planejamento orçamentário de Rondônia. Planejar para Território ou Estado?
Se Território era manter o que de antes. Com o Estado, além do Executivo, que iria crescer, era tempo de pensar no Poder Judiciário, MP, TCE e, em 2023, no Legislativo, com suas estruturas, o que exigiria pessoal, prédios etc.
Em Brasília, deputados do PDS, das áreas de onde vinham mais migrantes (FOTO) para Rondônia, reclamavam da perda de eleitores, e um deles fez duras críticas ao Território, irritando o governador Jorge Teixeira que ameaçou ir a Brasília tomar satisfações.
(F. Kim Pires Leal)