spot_img
InícioGeral‘Onde estão os senadores?’, indaga Bolsonaro sobre Omar e Braga ao citar...

‘Onde estão os senadores?’, indaga Bolsonaro sobre Omar e Braga ao citar ataques em Manaus

‘Onde estão os senadores?’, indaga Bolsonaro sobre Omar e Braga ao citar ataques em Manaus

Jair Bolsonaro atacou senadores do Amazonas citando ataques criminosos de domingo (Foto: Foto: Alan Santos/PR)

MANAUS – Ao falar com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada na manhã desta segunda-feira, 7, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) citou os ataques criminosos registrados no domingo, 6, em Manaus para atacar os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), que são presidente e membro da CPI da Covid.
“Nós estamos tendo um problema em Manaus. Acabou falecendo um chefe do tráfico e o pessoal está reagindo a isso aí. Eu quero saber onde estão os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga. Eles não são do Amazonas? Não cuidam do interesse do estado? Estou aguardando o posicionamento deles, já que está tudo bem lá. Estão só preocupados com a CPI”, disse Bolsonaro.

Ao ATUAL, Aziz disse que, se há esgotamento das forças de segurança do estado, é obrigação do presidente enviar policiais da Força Nacional de Segurança para manter a ordem. “Se ele fosse um presidente que gostasse de ajudar, a primeira coisa que ele faria era ligar para o governador e perguntar se ele está precisando de ajuda, e não estar cobrando de terceiros”, disse Aziz.
“O papel do presidente é agir e mandar a Força Nacional e talvez o Exército. Não é o papel dos senadores. Se ele não sabe as funções dele, não sou eu que vou ensiná-lo. Se ele não aprendeu, não é agora que ele vai aprender. Ele leva tudo para o lado pessoal, foge de toda responsabilidade como presidente e tem gente que aplaude esse tipo de comportamento”, completou.
O senador disse que ligou, na noite de domingo, para o ministro da Justiça, Anderson Torres, pedindo apoio da Força Nacional de Segurança, e reclamou da inércia do governo federal. “O que ele (Bolsonaro) fez pela segurança? Nada. É muito fácil jogar nas costas dos outros”, disse o presidente da CPI da Covid.
Nesta segunda-feira, Lima disse que pediu ao Ministério da Justiça o envio urgente dos agentes ao estado para conter atos criminosos de traficantes. Em ofício ao ministro, Lima diz que a “situação requer atenção especial por parte deste Ministério, tendo em vista o clima de tensão vivido nas últimas 24 horas pela população do Estado”.
No Twitter, Eduardo Braga afirmou que, como senador, não tem como interferir diretamente no atual governo, e que pode “apenas fiscalizar e levantar recursos para projetos que são apresentados”. O senador também disse que o governo federal precisa enviar apoio ao Amazonas e há “politização dos fatos”.
Omar Aziz
Nasceu em Garça (SP), foi vice-prefeito de Manaus entre 1997 e 2001. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas, também foi vice-governador do Amazonas entre 2003 e 2010, quando se tornou governador, e foi reeleito em 2010. No PSD, conquistou uma cadeira no Senado pelo Amazonas em 2014.
Eduardo Braga
Nasceu em Belém (PA), formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas. Foi vereador de Manaus, deputado estadual, vice-prefeito e prefeito de Manaus; elegeu-se governador do Amazonas em 2002 e se reelegeu em 2006. Em 2010 foi eleito senador pelo Amazonas e ocupou o cargo de ministro de Minas e Energia no governo de Dilma Rousseff, entre 2014 e 2016. Foi reeleito senador em 2018 pelo MDB.

Fonte: Felipe Campinas, da Redação

Veja também