Foto: Divulgação
‘No Brasil existe um tipo de apartheid: não é feio ser racista, feio é dize que você é racista’ – Milton Santos – Geografo
Conturbado
Estamos a três dias de uma das eleições mais conturbadas da história recente do país, desde a redemocratização. Para a maior parte da população brasileira, o nível de violência por conta de questões política é algo novo. As acusações de ambos os lados tanto para presidente como para governador com fake news e outros argumentos deixa o eleitor, cada vez mais desconfiado da política e dos políticos.
Política
Uma pena, afinal, o que define se o seu salário vai chegar até o final do mês ou se a escola do seu filho e o atendimento médico serão de qualidade é, critiquem ou façam cara feia, definido por quem você elege para te representar nos parlamentos municipal, estadual e nacional. Isso é democracia, fora disso é ditadura, onde um ou uma família decide o destino das pessoas. Sendo assim, vote consciente e não se deixe levar por quem vê a democracia como um problema para a sociedade!
Mentiras
Falando em fake news quem está desenvolvendo um trabalho de combate a esse tipo de desinformação é a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, junto ao Observatório das Eleições da OAB-RO, que é presidido pelo advogado Igor Habib. Uma bela iniciativa nesse momento em que, de fato, a velha máxima de que ‘uma mentira dita muitas vezes, acaba virando uma verdade’, parece ser, cada vez mais, real.
Marcos
Continuando nessa pegada da eleição, em Rondônia, o clima é de empolgação por parte de ambos os Marcos(Rocha e Rogério) e equipe quanto o resultado. Mais uma vez, isso mostra que as pesquisas de consumo interno dos partidos, apontam para uma eleição, onde o resultado está indefinido e muita gente ainda não se decidiu por qual dos dois irá votar. Só o domingo(31) nos dará a resposta. Enquanto isso, tudo o que se falar sobre o nome vencedor em Rondônia é pura especulação.
Intolerância
Lamentável e um sinal dos tempos difíceis em que vivemos. Assim podemos dizer o que aconteceu em um tradicional salão de beleza, em Porto Velho, onde o dono foi vítima da ira de uma cliente por causa da política. A mulher descontrolada xingou e gritou com ele na frente de todos que lá estavam. Fica aqui a nossa solidariedade ao proprietário que precisou de atendimento médico. Esperamos que a agressora seja punida exemplarmente, com nada mais do que a lei.
Rio Madeira
Um dos atrativos turísticos de Porto Velho, o passeio de barco pelo Rio Madeira está ameaçado. O motivo é o fechamento do porto que funciona no Cai N’Água. A empresa que administra o local informa que a interdição se deve a uma ordem do DNIT e do Corpo de Bombeiros. Nesse jogo de empurra, quem sofre são os donos dos barcos e os funcionários que estão sem a fonte de renda. Na sequência, a população de Porto Velho e os turistas que visitam a nossa cidade. Ou seja, ninguém ganha com esse tipo de atitude. A coluna torce para que suspendam essa decisão.
Participe
O documentário ‘O Território’, produzido em Rondônia, está concorrendo ao Prêmio Cinema Eye Audience Choice Prize. Para ele ser o vencedor, é preciso que os internautas votem. Vamos ajudar esse documentário que mostra Rondônia para o mundo e a luta do povo Uru-eu-wau-wau contra os invasores das terras indígenas. Para votar, acesse esse link e veja a lista de filmes e click em ‘The Territory’ : https://cinemaeyehonors.com/audience-choice-voting/ . Torça dando o seu voto!
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo whatsapp no (69) 99231-7467.
RONDONIAOVIVO