O aplicativo WhatsApp é o mais novo aliado da equipe da Patrulha Escolar de Ariquemes no combate à violência e às drogas, dentro e fora do ambiente escolar. O grupo foi criado há cerca de quatro meses para facilitar a interação e comunicação entre policiais e os gestores escolares visando à agilidade no atendimento.
Atualmente, a equipe faz patrulhamento em 32 escolas das redes pública e particular, nos três turnos, seguindo uma rota planejada semanalmente.
Entretanto, caso a equipe já tenha patrulhado determinada escola, havendo necessidade o gestor aciona a equipe pelo “Grupo Patrulha Escolar”, que imediatamente retorna resolvendo o problema em tempo hábil.
O comandante da Patrulha Escolar, sargento Cléber da Silva Nunes, explicou que durante o deslocamento para o local da ocorrência a equipe repassa as informações necessárias à Central de Operações (CO) 190 e com isso o atendimento é realizado de forma mais rápida e eficaz.
“A tecnologia móvel é uma grande aliada em nosso trabalho. Todos temos um aparelho celular com o aplicativo, e então criamos o Grupo Patrulha Escolar como uma ferramenta de trabalho para agilizar o atendimento”, ressaltou Nunes.
“Com o WhatsApp, a comunicação se tornou mais fácil e o atendimento mais rápido”, destacou a diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio Migrantes, Fátima Garcia.
De acordo com a diretora, antes a escola era mais restrita a desenvolver o papel pedagógico, mas hoje tem um novo contexto, pois a maioria dos conflitos familiares, sociais e econômicos é resolvida dentro da escola, por isso a parceria com a Patrulha Escolar é fundamental neste novo cenário.
Ainda segundo Fátima Garcia, os policiais são profissionais totalmente envolvidos com o trabalho educacional, tanto na medida em que a escola solicita os atendimento imediato quanto para ministrar palestras visando o compromisso do aluno no aprendizado, responsabilidade quanto ao comportamento, esclarecimento do que são atos infracionais e indisciplinares, as consequências aos adolescentes que praticam tais atos, além da prevenção contra as drogas.
“Os policiais não só vêm na escola quando tem ocorrência, como também passam diariamente e na maioria das vezes permanecem no pátio dando atenção aos adolescentes. Nós, educadoras, somos eternamente gratas aos trabalhos prestados por estes policiais junto à comunidade escolar”, enfatizou Fátima.
Para a aluna Bruna Alves Tigre, 12 anos, que cursa o 7º ano na Escola Anísio Teixeira, no setor 2, os policiais trazem segurança a toda comunidade escolar e aos pais, pois sabem que eles estão ali, e se algum problema tiver será resolvido. “Com o auxílio da ferramenta do whatsApp tudo é mais rápido. Esses policiais fazem um trabalho muito bom. Sabemos que estão aqui para ajudar. Temos muito respeito por eles, por nos passar a sensação de segurança ”, afirmou.
Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Patrulha Escolar
Secom – Governo de Rondônia