spot_img
InícioCidadesPescadores pedem apoio para resolver problema da superpopulação de pirarucu

Pescadores pedem apoio para resolver problema da superpopulação de pirarucu

Pescadores pedem apoio para resolver problema da superpopulação de pirarucu

Pescadores pedem apoio para resolver problema da superpopula__o de pirarucu-02Mar16-Foto Marisvaldo Jos_-Decom-ALE-RO

De acordo com Colônia dos Pescadores, em alguns pontos do rio Madeira a espécie está devorando outros peixes

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, solicitou ao secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, colaboração para a realização de um estudo técnico sobre o excesso de pirarucu em alguns pontos do rio Madeira. De acordo com pescadores, a superpopulação está prejudicando outras espécies.

 

Atualmente a pesca de pirarucu é proibida, mas Maurão é autor de um projeto de lei que autoriza o manejo e abate em locais onde houver superpopulação. “Os pescadores explicam que o pirarucu está devorando outros peixes porque houve um desequilíbrio”, destacou o parlamentar.

 

Evandro Padovani esteve na tarde desta quarta-feira (2) no gabinete da presidência da Assembleia, juntamente com o secretário da Colônia dos Pescadores de Porto Velho Z1 Tenente Santana, Leonardo Garcia, e com a engenheira de pesca e professora do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Raica Esteves Xavier.

 

O secretário explicou ao deputado Maurão que o manejo de pirarucu é possível, desde que um estudo demonstre estar havendo superpopulação. Padovani esclareceu que hoje Rondônia é o único Estado brasileiro a contar com autorização para a criação da espécie em cativeiro.

 

“Deve ser um processo muito transparente, para que depois nenhuma organização internacional ligada ao meio ambiente alegue que o pirarucu que está sendo criado em cativeiro e vendido, provém do rio Madeira”, destacou o secretário.

 

Maurão de Carvalho explicou que agora são necessários R$ 100 mil para a realização do estudo técnico, que deverá mostrar se existe superpopulação de pirarucu em alguns pontos do rio Madeira. Caso isso seja constatado, será elaborado um plano de manejo, disciplinando o abate do peixe em determinados locais.

 

“Somos contra pesca predatória e não concordamos contra a extinção de uma espécie, porque deve haver o equilíbrio ecológico. Mas a superpopulação também causa desequilíbrio. Se isso for constatado pelo estudo técnico, o manejo deve acontecer”, acrescentou o deputado Maurão.

Por Nilton Salina

Foto Marisvaldo José Decom ALe

 

 

Los medicamentos, seguro, van a cambiar tu vida. La farmacia en lnea es un mtodo rentable para comprar medicamentos. Muchos hombres preguntan por Kamagra 100mg. Por supuesto que no es todo. Una gran cantidad de medicamentos se utilizan para tratar la disfunciуn erctil. їAlguna vez has odo hablar de http://kamagra-online24.com/es/kamagra_oral_jelly.html? No se olvide, considere Comprar Kamagra Oral Jelly. La diabetes, el estrs, la depresiуn y varios medicamentos pueden reducir su deseo sexual. Darse cuenta de lo que puede ser el factor de estrs subyacente puede ser el paso m’s importante en el tratamiento. Obtenga ayuda de emergencia si tiene algn tipo de efecto secundario a este medicamento. Si el medicamento que est’ tomando no est’ aprobado, su farmacutico puede prescribir otro medicamento recetado.

Veja também