O objetivo da premiação é valorizar os municípios que desenvolvem programas de apoio aos pequenos negócios e estimulam a modernização da gestão pública.
O Sebrae em Rondônia realizou, no último dia 30 de março, a entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor aos administradores públicos municipais. A cerimônia aconteceu no auditório do Senac e contou com a presença de representantes de 21 municípios participantes. O prêmio acontece desde 2007 em todo o país com o propósito de reconhecer a capacidade administrativa dos gestores em implantar projetos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento de pequenos negócios e também à modernização da gestão pública.
Em Rondônia, o Sebrae recebeu 49 inscrições de programas desenvolvidos por 35 prefeituras. Cada município podia se inscrever nas oito categorias: implementação e institucionalização da Lei Geral; inclusão produtiva com segurança sanitária; compras governamentais de pequenos negócios; desburocratização e formalização; pequenos negócios no campo; inovação e sustentabilidade; municípios integrantes do G100; melhor projeto. Apenas as quatro últimas categorias absorveram todos os projetos inscritos no estado.
Após uma pré-seleção e julgamento, realizado por uma comissão independente formada por consultores e professores universitários, restaram 26 projetos desenvolvidos por 21 prefeituras. A gerente de políticas públicas do Sebrae, Silane Guedes, declara que a participação superou as expectativas, e que isso demonstra uma consciência dos líderes sobre a importância dos pequenos negócios para o crescimento dos municípios. “Os prefeitos já entendem que através do pequeno negócio acontece a geração de emprego, renda, aumento do PIB e a possibilidade de uma arrecadação maior dos municípios. Assim, eles têm pensado em projetos para melhoria dos municípios”.
Ji-Paraná e São Francisco do Guaporé, dois municípios estreantes na premiação, ficaram entre os quatro grandes vencedores. Na categoria inovação e sustentabilidade, o prefeito Alex Testoni, de Ouro Preto do Oeste, venceu com o projeto “Estância turística: o turismo como vetor do desenvolvimento local, integrado e sustentável”.
O campeão da categoria melhor projeto foi o prefeito Jean Mendonça, de Pimenta Bueno, com “Alimentação escolar saudável”.
O prêmio na categoria municípios integrantes do G100 foi para o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, com o projeto “Jipa consciente: você merece uma cidade melhor”.
A prefeita Gislaine Lebrinha, de São Francisco do Guaporé, faturou o troféu na categoria pequenos negócios no campo com o projeto “A hora do produtor”.
Jesualdo Pires comemorou a vitória e atribuiu parte do sucesso ao trabalho desenvolvido pelo Sebrae. “O Sebrae é um órgão extremamente importante para o desenvolvimento dos municípios, porque a maioria depende das micro e pequenas empresas”, enfatizou.
Lebrinha, que venceu com um projeto voltado para o trabalhador do campo, ressaltou que o Sebrae sempre atuou para aprimorar as técnicas desenvolvidas. “O Sebrae levou palestras e muitas orientações para que nosso produtores pudessem entender melhor o funcionamento do projeto. Isso fez toda a diferença”.
A solenidade contou com a presença de Alan Gurgel, representante da Federação das Indústrias de Rondônia, Carlos Berti, diretor administrativo do Sebrae em Rondônia, Valdemar Camata Junior, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, e, representando o governo de Rondônia, Basílio Leandro, superintendente da Suder, enfatizou que “o desenvolvimento dos estados e do país acontece através dos municípios. Não temos mais prefeituras pequenas, cada uma tem sua representatividade. Essa premiação dissemina as melhores práticas para o desenvolvimento das cidades, por isso é importante que todas sigam buscando eficiência em sua gestão”.
O superintendente do Sebrae em Rondônia, Valdemar Camata Junior, declarou que “os micro e pequenos negócios são responsáveis por 34% de todos os empregos com carteira assinada em Rondônia”. Camata agradeceu a confiança dos prefeitos e reafirmou que o Sebrae continuará esse trabalho de fortalecimento dos municípios. “O Sebrae tem um elenco de propostas, metodologias, atividades e uma equipe muito bem preparada para assessorar as prefeituras nesse trabalho de apoio às micro e pequenas empresas no estado”.
Os 21 prefeitos finalistas do prêmio receberam certificados de participação. Agora, os quatro campeões de Rondônia disputam as melhoras práticas com prefeitos de todo o país na etapa nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor.
Mário Antonio Veronese Varanda Analista Técnico II UMC – Unidade de Marketing e Comunicação |