Andar de bicicleta é considerado um ótimo exercício para as saúdes física e mental
A primeira bicicleta e os tombos levados ao andar nela são passagens da infância que ficam guardadas na memória de grande parte dos adultos. Sem dúvidas, a bike é um veículo usado por crianças e adultos que proporciona bem-estar e saúde para quem ama pedalar.
No dia 19 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Ciclista, que faz parte do calendário oficial brasileiro desde 2018. Por conta da data, o coordenador de Educação Física da UNINASSAU Cacoal, Juliano Carneiro, destaca os benefícios para quem pratica o esporte, não só os ciclistas profissionais, mas, também, os amadores que adoram se aventurar.
O número de adeptos ao ciclismo vem crescendo em Rondônia devido ao bem-estar que a bike proporciona nas saúdes mental e física. De acordo com Juliano, andar de bicicleta é uma atividade física simples que ajuda a combater o sedentarismo e traz diversos benefícios para o corpo. “Em poucos minutos de pedalada, a prática promove a liberação de hormônios, como a ocitocina, endorfina e serotonina. Essas substâncias químicas dão sensações de prazer e felicidade, melhorando a autoestima e ajudando a combater problemas, como a depressão”, explica o professor.
Para quem busca perder peso de uma forma mais dinâmica, pedalar é uma ótima escolha. Inclusive, o ciclismo pode proporcionar ótimos resultados, como o aceleramento do metabolismo. “O esforço feito durante essa atividade ajuda na tonificação dos músculos e no fortalecimento das articulações do corpo. O ciclista ainda ganha o privilégio de poder praticar o exercício ao ar livre, o que também contribui para o bem-estar e saúde mental”, finaliza Juliano.