spot_img
InícioCulturaProjeto “CINE IFRO – Brasil: das diversidades às desigualdades” tem ações realizadas...

Projeto “CINE IFRO – Brasil: das diversidades às desigualdades” tem ações realizadas no Campus Ariquemes

Projeto “CINE IFRO – Brasil: das diversidades às desigualdades” tem ações realizadas no Campus Ariquemes

O Projeto de Extensão “CINE IFRO – Brasil: das diversidades às desigualdades” ocorre no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. A iniciativa é uma continuação de projeto iniciado em 2016, que teve como temática “cinema e ciclo de debates”. O objetivo é estimular a reflexão crítica sobre os processos sociais de conversão das diferenças e diversidades em desigualdades sociais. Inscrição: https://www.even3.com.br/cine-ifro-341636

Nesta nova edição, o projeto de extensão pretende dar seguimento à utilização do cinema como recurso pedagógico, direcionando a discussão e a reflexão para a temática das desigualdades sociais (no Brasil e em outros países). Segundo os organizadores, o fenômeno da desigualdade é multidimensional, de modo que faz mais sentido falar em desigualdades (no plural) que em desigualdade (no singular). “Isso significa dizer que as desigualdades são múltiplas, construídas nas interseções de marcadores sociais da diferença que, nas sociedades contemporâneas, por distintos motivos, são produtores de desigualdade: raça, classe, gênero, inscrição religiosa, local de moradia, orientação sexual, etc.”, explica o Professor Daniel Soares Rumbelsperger Rodrigues.

A primeira sessão contemplará a luta pela extensão do direito de voto às mulheres, luta esta que define a primeira onda do movimento feminista; para isso, será exibido o filme “As sufragistas”. Após a exibição do filme, haverá uma mesa de debate coordenada pelo Professor de História, Joelton Rezende Gomes, e composta pelas discentes, Priscila Silveira Fernandes e Victória Eloiza Arzão Franco, e pela Técnica em Assuntos Educacionais, Silvana de Fátima dos Santos.

A sessão e a mesa de debate ocorrerão no auditório do museu do campus, sujeito à lotação máxima. A sessão ocorrerá no dia 23/5, das 13h30 às 17h30. O projeto estimula a reflexão crítica sobre os processos sociais de conversão das diferenças e diversidades em desigualdades e assimetrias de poder – processos sociais, portanto, de produção e reprodução das desigualdades sociais no Brasil, com as devidas comparações com o cenário internacional.

Veja também