spot_img
InícioCidadesRosemeiri do SENAR ministra curso de “Alimentação Alternativa” em Cabixi

Rosemeiri do SENAR ministra curso de “Alimentação Alternativa” em Cabixi

Rosemeiri do SENAR ministra curso de “Alimentação Alternativa” em Cabixi

Quitutes preparados com carinho, pelas alunas da professora Rosemeiri, que está cursando Gastronomia em Porto Velho, futura mestre de cozinha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Instrutora Rosemeiri Araújo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural “SENAR” de Porto Velho Rondônia, cumprindo programação do presidente desse órgão, Hélio Dias, com interferência direta do Sindicatos dos Produtores Rurais de Colorado do Oeste, João Nunes de Moraes e a parceria da Prefeitura Municipal de Cabixi, através da Secretária Municipal de Agricultura e EMATER, proferiu o curso “Alimentação Alternativa” ,  com duração de 32hs, encerrado  hoje quinta feira 18. Participaram e vão receber certificados 16 alunas.

No encerramento do curso que aconteceu na Escola Municipal Chico Soldado compareceu o prefeito Municipal Silvênio Almeida, primeira dama e Secretária de Assistência Social Clarice Alves Araruna de Almeida, Secretária de Educação Heleniane Marchesini Saik, Secretário Municipal de Agricultura, Eleilto Rodrigues dos Santos, o Cebinho, Chefe de gabinete Marcus Martinho e servidores das secretarias da Educação, Saúde e Agricultura. Após o pronunciamento da instrutora Rosemeiri e da primeira dama foi servido o almoço;

A Instrutora Rosimeire agradeceu e valorizou muito o empenho e a dedicação de todas as 16 senhoras participantes do curso, por sua interação e integração ao conteúdo do programa, lamentou o pouco tempo para o ensinamento, mas foi possível passar a ideia do projeto que é de fazer com quer as cozinheiras possam aproveitar mais os alimentos que antes iam para o lixo.

Destacou o apoio do secretário de Agricultura Cebinho, por seu empenho e sua presteza no atendimento ao curso. O prefeito foi importante na doação da alimentação de todos os dias de curso, sem esse apoio nada seria possível,

Se eu fosse falar da importância e do valor que tem cada sobra de alimentos ia levar o mês todos, mais citou todos os alimentos que foram preparados pelas alunas e colocado a mesa para apreciação e degustação dos presentes.  Reforçou que “Alimentação Alternativa”, é uma alternativa que temos de oferecer excelente alimentação ao povo da cidade, por quer, Cabixi é rico em produção alimentar, tudo tem na roça desse município, enfatizou Rosemeiri.

Essa ideia hoje plantada aqui em Cabixi, será um embrião que vai se desenvolver com o tempo por essas senhoras que foram treinadas e vão colocar em prática em seus locais de trabalho, seja nas escolas municipais da cidade e da zona rural, Lar dos Idosos, APAE e Hospital e também para a população através das conversas com as amigas e vizinhas. Creio quer as cozinheiras e donas de casas, vão de agora pra frente aproveitar as sobras de muitos alimentos, como verduras, legumes, frutas, hortaliça, tubérculos e outros, que iam para a lata do lixo e serão transformados em pratos especiais, saborosos, rico em vitaminas e nutrientes que serão servidos no reforço da alimentação básica das crianças, adultos e idosos. Para fechar sua participação Rosemeiri citou como exemplo o alimento preparado com a casca da banana, que segundo ela tem duas vezes mais valor nutritivos e proteína que a própria banana e a carne de boi.

A Secretária Clarice encerrou agradecendo desde a diretora da Escola Chico Soldado que cedeu a cozinha da Escola para o curso, aos secretários, servidores, prefeito Silvênio, em especial a Instrutora Rosemeiri que veio de Porto Velho uma distância de mais de 800km para doar o seu conhecimento profissional das servidoras do município de Cabixi, que será de muita valia e oportuno para melhorar a qualidade nutritiva da alimentação e baratear o custo na aquisição dos alimentos. Antes da oração em obediência ao Senhor Jesus Cristo recitou um versículo do Salmo 23. “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará”, concluindo com a Oração do Pai Nosso.

Texto e fotos Luiz Lobato

 

 

 

Veja também