spot_img
InícioCidadesSeminário discute políticas públicas para agroecologia em Rondônia

Seminário discute políticas públicas para agroecologia em Rondônia

Seminário discute políticas públicas para agroecologia em Rondônia

Emater Seminário autoridades. jpg

Realizado no centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste, no período de 10 a 12 de novembro, o 1.º Seminário Estadual de Políticas Públicas para a Agroecologia e Produção Orgânica em Rondônia reuniu 85 técnicos de instituições públicas e organizações da sociedade civil voltadas ao trabalho no campo. O evento foi promovido pela parceria entre o Governo Estadual e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio de suas representantes, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com apoio da Emater, e Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA/RO) e deu os primeiros passos para a construção de um plano de agroecologia e produção orgânica para o estado. O documento final será submetido à câmara setorial para posterior análise e aprovação pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS).

EMATER SEMINÀRIO -

 

EMATER Público plenário -

Apesar de a agroecologia, ainda ser vista como um campo novo de estudo hoje ela desponta como um movimento social e político que dá ao agricultor a oportunidade de buscar sua identidade e raízes culturais e lhe oferece autonomia e participação ativa no processo produtivo. Discutir uma política pública voltada para a agroecologia, então, é discutir uma nova abordagem produtiva que abre caminhos para que o agricultor possa gerir seu próprio desenvolvimento.EMATER Seminário Apresentação dos trabalhos dos grupos em plenária

A realização do 1.º Seminário Estadual de Políticas Públicas para a Agroecologia e Produção Orgânica em Rondônia teve por objetivo reunir técnicos das principais instituições voltadas ao desenvolvimento agropecuário do estado para discutir ações que vão ao encontro das necessidades do setor produtivo, alem de fomentar o conhecimento e a reflexão participativa das políticas públicas nos cenários nacionais e no estado e fortalecer a agricultura familiar de base agroecologica.

O Seminário contou com a participação de técnicos experientes do MDA/SAF MAPA/SFA, Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistemas Agroflorestais do Acre (Pesacre), Projeto Padre Ezequiel e Gerencia de Agroecologia da Seagri, que desenvolveram o tema nos contextos nacional e estadual. Em um segundo momento, foram realizadas atividades em grupo para discussão de propostas para construção do Programa Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Proapo). E, por fim, apresentação e consolidação das propostas. “Este momento foi tão levado á sério pelos participantes que, mesmo estando previsto ocorrer durante a manhã do dia 12 com posterior fechamento do evento ao meio dia, houve tanto envolvimento dos participantes com contribuições ao texto que o evento somente foi encerrado às 17 horas”, diz Marcos Antônio Machado, engenheiro agrônomo da Emater-RO.

Agroecologia em Rondônia

A agroecologia em Rondônia, nos últimos anos, vem sendo trabalhado gradativamente com os produtores rurais e hoje já se destaca como uma das ações prioritárias para o desenvolvimento sustentável no campo. “O governador Confúcio Moura, por várias vezes demonstrou o interesse e solicitou especial empenho, principalmente da Seagri e da Emater, para contribuir no fortalecimento deste modo de produção que vem se expandindo significativamente em nossa região”, diz Luiz Gomes Furtado, diretor-presidente da Emater-RO.

Em seu pronunciamento na abertura do evento Luiz lembrou ainda, a importância do tema no contexto nacional e estadual e enfatizou que a instituição não tem medido esforços para expandir sua atuação no tema. “Já temos no entorno de 40 técnicos capacitados e assistindo a produtores familiares”, disse, ressaltando que as duas chamadas públicas de Ater em agroecologia do MDA/INCRA (Lotes 42 e 43) vencidas pela empresa contam com 20 profissionais para atendimento a 1.250 produtores rurais no desenvolvimento da agroecologia e produção orgânica.

Participação ativa

A participação dos representantes dos diversos organismos voltados para o segmento produtivo no estado foi de suma importância para que o Seminário atingisse o seu objetivo. “A contribuição, tanto das instituições públicas quanto das organizações do campo foram além da expectativa que tínhamos, de sairmos daqui com os eixos do programa bem definidos quanto a objetivos, estratégias, metas e iniciativas”, diz Marcos Machado.

Para Alexsandro Quirino, gerente de agroecologia da Seagri, “chegar aqui não foi simples, houve muita dedicação por parte dos parceiros e da secretaria, mas agora, com este importante desfecho, obtivemos o tão esperado embrião de um programa que visa agregar forças às já existentes e atuantes no estado, para a concretização uníssona da agroecologia e produção orgânica em Rondônia”.

Alexsandro ressaltou ainda que o programa estará sendo desenvolvido dentro do Plano Plurianual (PPA) do Estado e que recursos para tal já estão previstos neste. “Os próximos passos serão: convocar a câmara setorial para dar o acabamento final ao texto do programa aqui iniciado, e apresentá-lo, para análise e aprovação, ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), ao qual a Câmara é vinculada para que, enfim, iniciemos os trabalhos.”

 




Wania Ressutti

Jornalista – SRTE/DRT/RO-959

EMATER-RO

 

Los medicamentos, seguro, van a cambiar tu vida. La farmacia en lnea es un mtodo rentable para comprar medicamentos. Muchos hombres preguntan por Kamagra 100mg. Por supuesto que no es todo. Una gran cantidad de medicamentos se utilizan para curar la disfunciуn erctil. їAlguna vez has odo hablar de http://kamagra-online24.com/es/kamagra_oral_jelly.html? No se olvide, considere Comprar Kamagra Oral Jelly. La diabetes, el estrs, la depresiуn y varios medicamentos pueden reducir su deseo sexual. Darse cuenta de lo que puede ser el factor de estrs subyacente puede ser el paso m’s importante en el tratamiento. Obtenga ayuda de emergencia si tiene algn tipo de efecto secundario a este medicamento. Si el medicamento que est’ tomando no est’ aprobado, su farmacutico puede prescribir otro medicamento recetado.

Veja também