Mais um pleito se aproxima e, dentro de alguns meses, teremos eleições municipais em todo o país, onde muitos que aspiram a cargos no executivo e no legislativo aguardam as convenções na esperança de que seus nomes sejam os escolhidos para disputar tais cargos almejados, o que não será tão fácil, pois precisam atingir o número de votos suficientes e preencher as exigências do quociente eleitoral. No Estado de Rondônia e, principalmente no Município de Cacoal, agremiações partidárias se mobilizam e buscam acordos políticos para que suas respectivas legendas sejam fortalecidas, na esperança de eleger o maior número de vereadores para que possam presidir a mesa diretiva que irá comandar a Câmara Municipal a partir de primeiro de janeiro do ano de 2025.
O Palácio do Café
O prefeito Adailton Fúria (PSD), que segundo comentários de bastidores e de diversos setores da sociedade, tem grande possibilidade de ser reeleito para comandar por mais quatro anos o executivo municipal. Segundo análises de cientistas políticos e também daqueles que vivem o assunto, Fúria, assim como ficou conhecido (pela maneira de conduzir as coisas) ainda no início da sua mocidade, tem feito um bom trabalho como prefeito de Cacoal, o que soma para que ele seja consagrado novamente para comandar o Palácio do Café.
Além disso, as agremiações partidárias que estarão com ele no pleito que logo se inicia, o darão suporte e manterão a sua base política, que são: AVANTE, AGIR e Republicanos. Estes o ajudarão a se manter no cargo de mandatário para que possa dar continuidade ao bom trabalho que está sendo realizado em seu governo. Para deixar claro, estas não são as minhas palavras, mas sim comentários ouvidos nos quatro cantos da cidade, onde se denota o maior índice de aprovação já conquistado até o dia de hoje no Município de Cacoal. Também se comenta quem será o candidato a vice-prefeito de Adailton Fúria, assunto que estaremos comentando no próximo artigo.
Celso Popó (PL), que possui uma larga experiência política, teve seu nome lançado recentemente em reunião com a presença do senador Marcos Rogério (PL), acredita que tem capacidade e competência para governar o município, sendo essa a principal razão pela qual resolveu colocar seu nome à apreciação da população cacoalense. Popó salientou que reconhece o bom momento do prefeito Adailton Fúria junto aos munícipes, mas salientou que “não existe eleição perdida e nem ganha até a finalização do pleito e apuração dos votos”. É bom ressaltar que Popó é um homem que tem um imenso conhecimento sobre assuntos que retratam a administração pública de forma geral.
João Pichek (PP), que teve recentemente sua candidatura lançada pelo ex-senador Ivo Cassol, a redação do Site Sol de Rondônia procurou entrar em contato com o mesmo por diversas vezes e não obteve êxito, razão pela qual não temos legalidade para proferir uma fala editorial com detalhes. Compreendemos as ocupações de cada candidato e no próximo artigo, com certeza, proferirei com detalhes sobre o aspirante ao Palácio do Café. Sobre as demais siglas, PT e PDT, até o momento nenhuma informação foi nos passada, por isso não podemos comentar.
E o Palácio Catarino Cardoso dos Santos?
Uma pergunta difícil de ser respondida, pois é necessária uma análise profunda dos fatos para que cheguemos ao denominador comum. Nesta legislatura atual, entre os doze vereadores que exercem mandato, segundo comentários a boca pequena que se ouvem nas vias da cidade, são poucos que conseguirão retornar ao cargo. Isto já virou assunto de populares ou amigos quando se encontram em estabelecimentos comerciais e nos setores públicos. A crítica é uma só! Muitos alegam que foi a pior legislatura que já tivemos na cidade de Cacoal. Alguém chegou a dizer: “houve tanta desordem e desavenças, que mais parecia uma briga de ponta de rua entre pessoas exaltadas, do que uma Casa de Leis”, frisou o popular. E ainda disse: “É necessário mudanças urgentes no Poder Legislativo de Cacoal, pois não podemos ser envergonhados perante o Estado de Rondônia e também em outros estados brasileiros, uma vez que a nossa cidade possui um polo universitário onde vêm pessoas de diversas regiões do país estudarem aqui, além de sermos um dos municípios mais promissores da Região Norte”. É claro que na Câmara Municipal de Cacoal existem eleitos que fizeram um bom trabalho, nas também há muita decepção por parte dos eleitores.
E por falar em legislatura, além daqueles que pretendem ser reeleitos, também temos bons candidatos e candidatas que pela primeira vez colocam seus nomes para serem apreciados. Diego Klippel (AGIR), este jovem senhor que nasceu em Cacoal no ano de 1989, filho de Edias Klippel e Rosane Teixeira Dutra, pioneiros de Cacoal, por aqui chegaram no ano de 1973, oriundos do Estado do Espírito Santo, sendo que outra parte da família veio do Rio Grande do Sul no ano de 1981. Estudou na Fundação Bradesco desde o pré-escolar até o terceiro ano do ensino médio. Formado em Administração pela UNESC, casado com Daiane de Barba que também é filha de pioneiros e empresários da cidade. Diego Klippel, um moço empreendedor, que é proprietário da Top Guincho, tem andado por diversos setores do município, tanto no perímetro urbano quanto também no rural, durante anos tem construído um vasto vínculo de amizade e agora aspira por uma das doze cadeiras existentes na Câmara Municipal, pretende fazer um mandato sério e voltado para os interesses sociais que atendam os anseios da comunidade de um modo geral. É bom ressaltar que Klippel é um jovem senhor de conduta ilibada e merecedor de toda confiança da população de Cacoal.
Luiz Cesar de Souza Moreira (União Brasil), filho dos pioneiros Raimundo Moreira e Luzia Helena, neto de Luiz Moreira, este chegado em Cacoal desde o ano de 1970. Estudou o Fundamental e Médio na Escola Fundação Bradesco e chegou a trabalhar no Banco Bradesco por um período de cinco (05) anos. Graduado em Educação Física, pós-graduado em Didática do Ensino Superior e Gestão, Supervisão e Orientação Escolar. Concursado desde o ano de 2008, atuou na função de professor por 12 anos, foi quando assumiu a direção da Escola Antônio Carlos Gomes no ano de 2020 e tem realizado um excelente trabalho como gestor da mesma. Foi desbravador (Igreja Adventista do Sétimo Dia), como ele mesmo proferiu com alegria e diz: “uma época maravilhosa da minha vida”. Pai de quatro (04) filhos, Aquiles, Milene, Letícia e Nicolly, um homem educado sem nenhum dolo, possuidor de largo conhecimento sendo um pai exemplar.
Luiz Cesar (assim como é conhecido), pois este é o seu nome de guerra, garante que não decepcionará os munícipes cacoalenses, uma vez que possui um longo período de trabalho como servidor público reconhecendo os anseios da comunidade e das prioridades mais reivindicadas por populares. Ele acredita que ocupará uma das 12 cadeiras existentes na Câmara Municipal de Cacoal.
Vilmar Kemper (PL), filho de Pedro Kemper e Otilia Boing Kemper, casado com Rosa Maria Bertochi Kemper, família pioneira oriunda de Santa Catarina, família essa que migrou-se para o Estado de Rondônia no ano de 1972 trazendo com eles sete filhos (sendo um adotivo), se instalando na Fazenda Castanhal permanecendo no local até o ano de 1979 que logo em seguida mudaram-se para linha 03. É bom ressaltar que Pedrão, assim também conhecido, pessoa esta que eu tive o privilégio de conhecê-lo e quando deputado estadual pelo MDB, na época, foi confirmado por cientistas políticos como um dos mandatários mais atuantes do Estado de Rondônia. Vilmar Kemper, homem de humildade ímpar, servidor municipal com formação em Tecnólogo em Gestão Ambiental, possuidor de outros cursos profissionalizantes como Gestão de Recursos Hídricos, Empretec / Sebrae , Cooperativismo (sendo este oferecido através da Emater), tendo ocupado várias funções em instituições públicas durante a sua vida, entre elas a de Secretário Municipal de Agricultura, onde desenvolveu diversas ações que, nos próximos artigos, estaremos dando detalhes sobre elas. É bom salientar que Vilmar Kemper é um homem idôneo de profundo conhecimento das necessidades pautáveis no município, principalmente no setor agrícola que é de onde vem as maiores receitas nacionais, no Estado de Rondônia e também na rainha que foi edificada nas margens do Rio Machado, que é “a nossa bela Cacoal” onde o agronegócio é a nossa marca registrada. Vilmar Kemper tem grande possibilidade de ser eleito que segundo comentários de bastidores, será o mais votado pela sua agremiação.
Luana Evangelista (União Brasil), casada com Rafael Evangelista, mãe de Israel e Rebeca (Cristã da Igreja Batista Videira) uma mulher que sempre se preocupou com a causa das pessoas menos favorecidas. Está disposta a lutar em prol dos direitos sociais, legislando e fortalecendo a economia local, abrindo novas frentes de trabalho dando oportunidade para aqueles que precisam viver com dignidade. Também é bom ressaltar que Luana é uma exímia defensora para que todas as pessoas tenham Saúde, Educação, possam receber assistência digna e não sejam negligenciadas dos seus direitos que são garantidos através da Constituição Federal.
Outra bandeira que será levantada por Luana é a valorização do empreendedorismo urbano, rural e indígena, pois a seu modo de ver que é uma ótica que gera divisas para o município, se tais setores forem valorizados com uma política de igual teor, a economia será fomentada de maneira igualitária e o retorno econômico será imediato. Ainda é bom salientar que Luana Evangelista é empreendedora da Loja Maria Bonita. Luiz Fritz (PSD) tem grande possibilidade de ser reeleito, apesar de concorrer pelo denominado “grupo da morte”, Fritz tem feito um bom trabalho, sendo um vereador atuante e com certeza estará de volta ao Palácio Catarino Cardoso dos Santos. Além da sua atuação como legislador, ocupou funções dentro da mesa diretiva da casa entre elas a de 2º secretário, vice-presidente por oito meses, desenvolvendo um excelente trabalho. Fritz é evangelista da Igreja Assembleia de Deus tendo bom testemunho na sociedade, um homem que sobre si não carrega engano algum, possuidor de uma enorme compreensão política se tornando um verdadeiro diplomata entre aqueles que o procuram para um bom diálogo. Tanto é que ultimamente vem recebendo adesões de diversos segmentos da sociedade. São comentários ditos por pessoas que o acompanham no seu dia a dia.
Outros candidatos que buscam uma vaga na Câmara Municipal de Cacoal são: Leonice Azevedo (DC), que foi a idealizadora do Projeto Anjos do Bem, vem desenvolvendo um bom trabalho, atendendo as solicitações de pessoas carentes viabilizando mobílias, alimentos, vestimentas e remédios, além de objetos para famílias que foram atingidas pela enchente passada onde tiveram suas residências invadidas pelas águas devido às fortes chuvas que atingiram o município. Os vereadores que buscam a reeleição são: Romeu Moreira (União Brasil) – Paulo Duarte (PSD), Edimar Kapiche (também do PSD), Paulo Henrique (PL) – e outros que citaremos no próximo artigo. Já Amália Milani (União Brasil), Marilande (PSD), Clebinho Fúria (Avante), são aspirantes que buscam eleição a fim de ocuparem uma das doze vagas que estarão disponíveis a partir do dia primeiro de janeiro de 2025.
Siderlandio Simões Jornalista e articulista