Mangualde será, assim, a primeira unidade industrial portuguesa a produzir carros totalmente elétricos a bateria em grande série, para os mercados doméstico e de exportação, desde o lançamento.
Quais os modelos que serão produzidos? Num evento que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministo, António Costa, e ainda o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares revelou que os modelos 100% elétricos a serem produzidos em Mangualde são o Citroën ë-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e o Fiat e-Doblò, nas versões de comerciais ligeiros e de passageiros.
“Temos o orgulho de anunciar que Mangualde entrará numa nova era com a produção em grande série de furgões elétricos a bateria em Portugal para fornecer as soluções indispensáveis aos nossos clientes empresariais. Impulsionar a experiência de fabrico de Mangualde para construir veículos elétricos a bateria é fundamental para a descarbonização contínua das nossas frotas e mais um passo numa altura em que trabalhamos para alcançar um ‘mix’ de 40% de zero emissões até ao final da década”, afirmou Carlos Tavares, na passada sexta-feira.
Recorde-se que em 2022, a Stellantis fechou o ano na liderança nas vendas de veículos comerciais ligeiros 100% elétricos na Europa, com uma quota de mercado de 43%.
Fonte