Fontes de Brasília acabam de confirmar que o deputado Lúcio Mosquini não é mais o presidente do MDB de Rondônia. No dia de ontem, 7, ele entregou o cargo ao senador Confúcio Moura que, na condição de vice-presidente, assume imediatamente a presidência, sem a necessidade da convocar nova eleição para o Diretório.
O movimento que culminou com o afastamento do deputado Lúcio Mosquini da presidência estadual do MDB de Rondônia teve origem na insatisfação dos filiados e militantes históricos do partido, a partir de dois elementos. O primeiro foi a rejeição do deputado Mosquini à aliança do MDB Nacional com o presidente Luis Inácio Lula da Silva. Bolsonarista empedernido, Mosquini era voz dissonante do partido no estado em relação ao governo federal.
O outro elemento foi o anúncio extemporâneo de sua saída do partido, condicionando-a à janela eleitoral, que somente ocorrerá no primeiro semestre de 2026. Com isso, o partido e a ala próxima ao governo federal, sob o comando de Confúcio Moura, ficariam subordinados aos interesses de Mosquini.
Com o desfecho, o MDB de Rondônia mostra a vitalidade de sua militância, o papel ativo de suas instâncias e dá um recado de que a legenda não tem dono – e de que quer continuar sendo o grande partido político do estado.
MAISRONDONIA