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Vilhena – Especialistas da Prefeitura fazem força-tarefa em escolas municipais para combater defasagem no aprendizado causada pela pandemia

Vilhena – Especialistas da Prefeitura fazem força-tarefa em escolas municipais para combater defasagem no aprendizado causada pela pandemia

Psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos compõem núcleo único no Estado 
em trabalho de melhora no ensino-aprendizagem

Todas as 29 escolas municipais receberão uma comitiva de especialistas que ministrarão palestras e farão avaliações dos alunos para combater a defasagem de aprendizado causada pela pandemia, que impediu aulas presenciais. Na última semana foi a vez dos 570 alunos da escola municipal Hermógenes Roberto Nogueira, contar com esta atenção especializada, realizada pelo Núcleo de Atendimento Multiprofissional (NAM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o único do tipo em todo o Estado.

A ação, direcionada aos professores, equipes de orientação e supervisão escolar envolveu palestra da psicopedagoga Elizabeth Kipert, integrante do NAM. “Com o ensino remoto por causa da pandemia, criou-se uma nova rotina dentro de casa, pois os pais e responsáveis acabaram assumindo parcialmente o papel de professores. O estudante também se adaptou a um novo processo de aprendizagem. Com a volta do ensino presencial, sem a atenção individualizada que os pais deram, é necessário uma readaptação à sala. Estes encontros nas escolas buscam resolver essas dificuldades de aprendizagem, além de entender os anseios e as necessidades de cada aluno”, explicou.

Vilhena é a única cidade de Rondônia que conta com Núcleo de Atendimento Multiprofissional para as demandas da Semed. Composto por psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos, o departamento oferece mecanismos, sugestões e estratégias para promover ainda mais qualidade ao ensino público municipal.

CIRCUITO DE VISITAS – A Semed organizou encontros pedagógicos individualizados a todas as 29 escolas da rede municipal de ensino. Os trabalhos focam na elaboração de portfólios individuais dos alunos, compostos por análise das atividades feitas em sala de aula, que posteriormente serão entregues aos pais ou responsáveis. A iniciativa tem também o intuito de estreitar a relação entre escola e família. Na oportunidade são tratadas ainda demandas sobre a inclusão dos estudantes autistas, além dos modelos de ensinos aplicados aos estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Semcom

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