Durante discurso na sessão ordinária desta terça-feira (11), o deputado estadual Jean Mendonça (PL) defendeu o investimento na educação e na segurança pública das escolas rondonienses. Porém também seria importante ter mais psicólogos e assistentes sociais para oferecer apoio aos alunos e seus familiares.
“Temos que tratar o mal pela raiz. Temos que investir na segurança, mas também investir em um psicólogo, de um assistente social, do pai de um aluno para verificar o que está acontecendo lá na base. Eu sou fruto da criação do meu pai e mãe. Existem exceções, mas somos frutos do que acontece dentro de um lar”, observou ele.
O parlamentar ainda destacou: “Os psicólogos precisam estar nas escolas, conversando com os jovens. Eles olham os adolescentes e os veem com algum problema. Não sou professor, mas fui adolescente. Eu acredito que meus professores encostaram em mim, para me polirem, para que eu amadurecesse, para me preparar para o mundo lá fora. A tecnologia vem para nos ajudar, porém, algumas vezes ela nos atrapalha”.
Jean Mendonça contou como foi parte de sua infância como estudante em Pimenta Bueno, no interior de Rondônia, e lamenta a perda de crianças e adolescentes vítimas de ataques brutais em outros estados do país. “A gente vivia na escola, era nossa primeira casa. De manhã era aula, à tarde, educação física, a gente jogava futebol, basquete. A escola é maravilhosa. Olha o terror que se tornou hoje. Olha o medo que estamos. Eu não tenho como dimensionar a perda de um pai que perdeu uma criança de forma brutal. A gente pode tentar imaginar, mas só sabe quem perdeu”, afirmou ele.
Para ele, é necessário tomar novas medidas para evitar que o pior aconteça no estado. “Antigamente, a gente via isso em outros países. Agora estamos vendo no Brasil, está chegando à nossa porta. Não podemos virar as costas. Temos que nos dar as mãos, não só o Poder Legislativo, como foi colocado aqui, como todos os poderes, para ir amenizando. Não só com a segurança pública, como os colegas apresentaram seus projetos aqui, mas com psicólogos, assistentes sociais, os professores”, comentou o deputado estadual.
Jean Mendonça ainda acredita que uma aproximação entre escola, poder público, pais e estudantes pode gerar benefícios. “Levar a equipe do estado e levar lá na casa para verificar o que está acontecendo. E ver o que pode ajudar. Cuidando de uma criança, estamos ajudando a cuidar do futuro de um país. O futuro de um país é de todos nós”, finalizou.
Texto: Felipe Corona I Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO