
O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) divulgaram, na segunda-feira, 19 de janeiro, a análise dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.
O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina. Dos 351 cursos avaliados, 107 ficaram com notas 1 e 2 e vão sofrer sanções. Outros 243 cursos tiveram avaliações regulares e boas, com notas de 3 a 5. Os resultados apresentados referem-se aos 351 cursos de medicina que participaram do Enamed 2025.
Em Rondônia, seis cursos foram avaliados e a maioria deles obtiveram conceito Enade nas faixas 1 e 2. Ou seja, menos de 60% dos seus estudantes apresentaram desempenho considerado adequado no Enamed e passarão por ações de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC.
O curso de Medicina mais bem avaliado no estado é o da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que alcançou a Nota 4, seguido pelo curso da Uninassau, oferecido em Cacoal, que alcançou Nota 3.
Os cursos piores avaliados em RO foram:
- Faculdade Metropolitana em Porto Velho (UNNESA) – Nota 1
- Centro Universitário Aparício Carvalho em Porto Velho (FIMCA) – Nota 2
- Afya Centro Universitário de Porto Velho – Nota 2
- Faculdade Uninassau em Vilhena – Nota 2
Ações de supervisão
Os cursos com conceito 1 e 2 estão sujeitos a um processo de supervisão, com a aplicação de diferentes medidas cautelares, de forma escalonada, conforme o percentual de concluintes considerados proficientes. Quanto maior o risco ou ameaça ao interesse público e aos estudantes, mais graves serão as medidas adotadas.
Resultados da avaliação em todo o Brasil
Dos 351 cursos avaliados:
- 🔴 24 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 1, o menor índice;
- 🔴 83 cursos tiveram como resultado o conceito Enade 2;
- 🟢 80 cursos ficaram com conceito Enade 3;
- 🟢 114 atingiram o conceito Enade 4; e
- 🟢 49 ficaram com conceito Enade 5.
Além disso, um curso ficou sem conceito (SC) por ter menos de 10 alunos avaliados.
Os resultados finais dos cursos avaliados estão disponíveis aqui.
(Redação Tribuna Popular, com informações do MEC)


