Ao usar a tribuna na tarde de terça-feira (26), o deputado Airton destacou os 99 anos do jornal Alto Madeira, comemorados no dia 15 de abril. De acordo com o deputado, o jornal é um patrimônio cultural de Rondônia e traduz nas suas páginas, ao longo desses anos, a verdadeira história da construção do Estado de Rondônia e do desenvolvimento do Brasil.
“Rondônia tem o privilégio de ter um dos jornais mais antigos do Brasil, que contou ao longo desses 99 anos, não só a história da construção do Estado, mas de todo o País. O jornal Alto Madeira nos orgulha muito pela sua atuação importante e profissional e pela sua trajetória”, destacou o deputado.
Ao felicitar o matutino pela comemoração do aniversário, o deputado fez questão de lembrar a determinação da família Tourinho, que assumiu jornal e o manteve sempre em circulação. Observou as dificuldades de se manter uma empresa jornalística, destacando que uma empresa no Brasil completar 100 anos é uma epopeia.
“Com certeza muitas crises passaram e foram superadas e com isso se torna um dos jornais diários mais antigos em circulação no país. Devemos nos orgulhar de empresários como o jornalista Euro Tourinho, que dedicou quase toda a sua vida para a manutenção do jornal, tornando-o referência em jornalismo no estado e no país”, destacou.
Para comemorar o aniversário de 100 anos do Jornal Alto Madeira, o deputado proporá à presidência da Assembleia, a realização, em abril de 2017, de uma Sessão Solene em homenagem ao jornal e a toda família Tourinho, “por sua garra e tenacidade em manter vivo este empreendimento tão importante para o Estado de Rondônia”.
Também como forma de homenagear o AM pelo centenário de fundação, o deputado Airton está propondo ao governo do Estado o tombamento do jornal, seus arquivos e sua história, como Patrimônio Cultural do Estado de Rondônia.
O jornal Alto Madeira foi fundado pelo jornalista Assis Chateaubriand, precursor do jornalismo no Brasil e pertenceu ao grupo Diários Associados, que durante anos foi o maior do Brasil na área de jornalismo.
Por Assessoria Parlamentar
Foto José Hilde Decom ALE