spot_img
InícioBrasilLigações de telefone móvel para a Central 135, do INSS, serão gratuitas

Ligações de telefone móvel para a Central 135, do INSS, serão gratuitas

Ligações de telefone móvel para a Central 135, do INSS, serão gratuitas

Licitação para contratação do serviço está prevista para dia 16 de novembro
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Foi publicado no Diário Oficial, desta sexta-feira (21/10), o edital para contratação de empresa que viabilizará a gratuidade das ligações feitas para a Central 135 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),  oriundas de telefone celular. Atualmente, apenas as ligações feitas por telefone fixo são gratuitas. Quem liga para o 135 pelo celular, paga o preço de uma ligação local.

Valores e abrangência

O valor máximo estimado da contratação é R$ 43 milhões, para um contrato de 12 meses, mas espera-se que esse valor seja reduzido durante a licitação. Além disso, conforme previsto no edital, o INSS pagará apenas o que realmente for utilizado na franquia contratada. A data da abertura da licitação é dia 16 de novembro.
A gratuidade beneficiará cerca de 172 milhões de brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2018/2019. À época, estimou-se que cerca de cerca de 81% da população brasileira acima dos 10 anos de idade possuía um telefone celular.

 

A previsão é que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora do certame.

A Central de atendimento 135

A Central de atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS por meio de um canal de atendimento por telefone.
Atualmente, conta com três unidades em funcionamento: Salvador, Caruaru e Recife, reunindo mais de 5,6 mil colaboradores entre profissionais contratados e servidores do INSS.

 

Até setembro de 2022, já foram atendidas mais de 30 milhões de chamadas.
A Central funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal

Veja também