spot_img
InícioDestaquesNa EXPOCOL, conselheiro fala ao EXTRA sobre desafios e expectativas no Tribunal...

Na EXPOCOL, conselheiro fala ao EXTRA sobre desafios e expectativas no Tribunal de Contas quanto ao setor produtivo

Na EXPOCOL, conselheiro fala ao EXTRA sobre desafios e expectativas no Tribunal de Contas quanto ao setor produtivo

Chico Paraíba (ao centro) esteve acompanhado do agropecuarista Gemelli e do presidente da Ascol, Ênio Milani / Foto: Extra de Rondônia

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Francisco Carvalho da Silva, conhecido como “Chico Paraíba”, concedeu uma entrevista exclusiva ao Extra de Rondônia nesta quinta-feira, 13.

Ex-deputado estadual e ex-presidente da Emater em Rondônia, Chico Paraíba destacou sua origem no campo e experiência na área agrícola.

Ao ser questionado sobre sua trajetória, Chico Paraíba explicou: “Fui eleito para o Tribunal de Contas e, atualmente, sou relator de uma área temática que inclui o setor produtivo, meio ambiente e regularização fundiária. Essas áreas são complexas e cruciais para Rondônia, e precisam ser resolvidas para evitar futuras punições ao estado”, explica.

Chico Paraíba mencionou que, após 15 anos no Tribunal de Contas, decidiu “beber água na fonte”, conhecendo a realidade do setor produtivo. “Comecei pelo trabalho do Ênio Milani, representante do Ministério da Agricultura em Porto Velho, e fiquei surpreso com o Parque de Colorado. Ele não é apenas um local de festas, mas um centro importante para a agropecuária, com foco no melhoramento genético de várias raças animais”, destacou.

Sobre a organização do evento, ele elogiou a estrutura do Parque de Colorado: “Visitei a casa dos agricultores e expositores, um projeto que recebeu emenda parlamentar e contrapartida da prefeitura. Achei interessante que os expositores têm um lugar adequado para dormir e cozinhar. Rondônia pode aprender muito com essa estrutura simples, mas funcional.”

Ao ser solicitado a falar sobre o Tribunal de Contas, Chico Paraíba enfatizou a função do órgão: “A Constituição define que o Tribunal de Contas fiscaliza todos os recursos públicos de qualquer instituição e poder. Estamos com uma nova abordagem para discutir questões públicas e, de forma pedagógica, crescer junto com os juridicionados.”

Para finalizar, Chico Paraíba mencionou a importância de conectar o conhecimento acadêmico com a realidade prática: “Os tribunais são compostos por profissionais altamente qualificados, mas é essencial alinhar a academia com a vida real, que é cheia de desafios. Fico feliz em reencontrar amigos e ver o impacto positivo das ações que realizei como deputado, como o tanque de resfriamento para uma associação local”, encerrou.

Veja também