Ouro Preto promoveu ações de Combate ao Abuso e à Exploração contra crianças e adolescentes
O Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi tema de palestras, reuniões e ações de panfletagem e conscientização no município de Ouro Preto do Oeste nesse mês de maio, que tem o dia 18 instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. As ações foram desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Ação Social – Seas por meio da representação no município em parceria com as prefeituras através dos Centros de Referências Especializados de Assistência Social (Creas), Polícia Militar, Secretária Estadual de Educação – Seduc e a 7ª Ciretran.
O Gerente da Representação Regional da SEAS na região central do Estado Francisco Antonio de Oliveira em conjunto com a secretaria Executiva Regional de Governo pólo IV, Maria Araujo de Oliveira, reuniu os parceiros das ações para a prestação de contas das atividades que foram desenvolvidas em Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Nova União, Mirante da Serra e o Distrito de Rondominas. Foram realizadas palestras e pit stops com panfletagem nas ruas na ocasião em que foram repassadas dicas de como diagnosticar através de comportamentos diferenciados, se a criança está sofrendo abuso sexual e quais os procedimentos que devem ser tomados. Na avaliação do gerente regional da Seas as ações foram bem sucedidas “Esse dialogo aberto envolvendo todos os órgãos governamentais é fundamental para o sucesso das ações visando o bem estar das crianças e adolescentes”, declarou.
O dia 18 de maio é Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, pois foi neste dia, no ano de 1973, que uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.
Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
Fonte Texto: Alexandre Araujo Fotos: Alexandre Araujo Secom – Governo do Estado |