spot_img
InícioGeralParceria do governo com a iniciativa privada estimula turismo em Rondônia

Parceria do governo com a iniciativa privada estimula turismo em Rondônia

Parceria do governo com a iniciativa privada estimula turismo em Rondônia

DESENVOLVIMENTO

governo  desenvolvimento turismo Ouro-Preto-praça-central
Município de Ouro Preto do Oeste

17 de novembro de 2015

 

 

 

A implementação do turismo rondoniense através do Conselho Estadual do Turismo de Rondônia (Conetur) começou com o primeiro projeto piloto de Ouro Preto do Oeste, conforme o presidente da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio-RO) e do Conetur, Ranieri Coelho. Ele defende que o segredo para o desenvolvimento do turismo no estado está na parceria de órgãos da iniciativa privada com o governo.

Ouro Preto foi escolhida plano piloto do polo turístico de Rondônia por ter uma situação turística mais organizada. Em outubro promoveu uma audiência pública na qual discutiu a implantação da estância turística do município, que já estava aprovada em lei desde 2012 (Lei Complementar nº. 664/12). A regulamentação por lei possibilita a captação de recursos junto à União e ao estado para o desenvolvimento do turismo. Por enquanto, a cidade é a única detentora desse título em Rondônia, o que lhe possibilita atrair novos negócios no setor turístico.

O município também promoveu a capacitação de profissionais de restaurantes que atuam na estância turística, como cozinheiros e garçons, treinamento que foi concluído na primeira semana de novembro. “Ouro Preto possui um potencial turístico incrível, mas ainda inexplorado”, ressaltou Ranieri Coelho, destacando o morro Chico Mendes, onde esportistas de todo o estado praticam saltos de parapente; o Vale das Cachoeiras, a Fazendinha e o Hotel Graúna.

Segundo ele, todos os municípios podem participar, mas é necessário que já exista uma organização mínima em cada um, inclusive com bom relacionamento entre poder público e iniciativa privada para que o trabalho em conjunto possa funcionar.

“O Governo de Rondônia tem sido parceiro nestas ações e tem, inclusive, assento no Conetur, por meio da Superintendência de Turismo (Setur), porque o interesse do desenvolvimento do potencial turístico não é apenas da iniciativa privada, mas também do poder público”, salientou o presidente da Fecomércio e do Conetur.

 

Raniere Coelho destacou que uma das medidas do governo, já em vigor, foi a redução da alíquota do querosene e da gasolina para a aviação, que agora tem o ICMS calculado à base de 4%. A redução da alíquota do combustível de aeronaves, para Raniere, não significa queda na arrecadação, mas incentivo às empresas aéreas que operam no estado a abastecerem suas aeronaves aqui, proporcionando outros benefícios ao consumidor, como a redução no valor das passagens e a inclusão de cidades do interior na rota das companhias, como Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, com voos regulares.

O governador Confúcio Moura já solicitou à Receita Federal, por meio do secretário Jorge Rachid, a aceleração do processo de alfandegamento do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, de Porto Velho, o que pode acontecer, de acordo com Rachid, tão logo os voos internacionais comecem a ser operacionalizados na Capital rondoniense.

governo desenvolvimento turismo ENTREVISTA_COM_PRESIDENTE_FECOMERCIO_RANIERY_COELHO_16112015_FOTOS_MAICONLEMES-2
Raniery Coelho, presidente da Fecomércio de Rondônia

Além da Fecomércio e do Governo do Estado estão nesta parceria outras 50 instituições, entre elas o Sesc, Senac, Sebrae, Federação das Indústrias, Iphan, Associação Brasileira de Agentes de Viagem, Associação dos Prefeitos de Rondônia,  Sindicato das Empresas de Turismo e Sindicato dos Hotéis.

O Conselho ainda está se preparando para uma nova reunião na próxima segunda-feira (23).

Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Maicon Lemes e Marco Aurélio Anconi
Secom – Governo de Rondônia

 

 

 

Los medicamentos, seguro, van a cambiar tu vida. La farmacia en lnea es un mtodo rentable para comprar medicamentos. Muchos gente preguntan por Kamagra 100mg. Por supuesto que no es todo. Una gran cantidad de medicamentos se utilizan para tratar la violación de la función erctil. їAlguna vez has odo hablar de http://kamagra-online24.com/es/kamagra_oral_jelly.html? No se olvide, considere Comprar Kamagra Oral Jelly. La diabetes, el estrs, la depresiуn y varios medicamentos pueden reducir su deseo sexual. Darse cuenta de lo que puede ser el factor de estrs subyacente puede ser el paso m’s importante en el tratamiento. Obtenga ayuda de emergencia si tiene algn tipo de efecto secundario a este medicamento. Si el medicamento que est’ tomando no est’ aprobado, su farmacutico puede prescribir otro medicamento recetado.

Veja também