spot_img
InícioGeralReservas extrativistas de Rondônia debatidas em audiência pública

Reservas extrativistas de Rondônia debatidas em audiência pública

Reservas extrativistas de Rondônia debatidas em audiência pública

Lazinho Reservas extrativistas de Rondônia debatidas em audi_ncia pública-04Nov15-Foto José Hilde-Decom-ALE-RO

Lazinho alerta para situação das famílias e da falta de controle e fiscalização nas áreas das Resex

 

Será realizada na tarde desta quinta-feira (19), no Plenário das Deliberações da Assembleia Legislativa, a partir das 14h30, audiência pública para debater a situação das reservas extrativistas (Resex) de Rondônia. O encontro é uma propositura do deputado Lazinho da Fetagro (PT).

 

Segundo o parlamentar, é preciso chamar a atenção dos poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) para a situação precária e de medo pelo qual passam os moradores das reservas extrativistas em Rondônia. Para ele, que é oriundo dos movimentos sociais, “não dá para ficar omisso mediante tal situação”.

 

Lazinho salienta a importância dos povos da floresta que ocupam a área, protegendo e retirando dela a sua manutenção como a extração de látex, açaí, castanha, madeira de forma sustentável, dentre outros produtos. “É preciso manter o controle e fiscalização ambiental destas áreas para manter a sobrevivência desta população”, destacou.

 

De acordo com informações extraídas da Segunda Carta Fraterna das comunidades extrativistas de Machadinho do Oeste, existem no Estado mais de 40 reservas florestais, entre estaduais e federais, mas apenas 21 são consideradas unidades de conservação, ou Resex. Destas, 16 estão localizadas em Machadinho do Oeste e uma delas será afetada pela construção da usina hidroelétrica de Tabajara (Resex Rio Preto Jacundá, localizada no entorno).

 

A Carta Fraterna também alerta para a questão da violência no campo, provocada, possivelmente por posseiros, madeireiros ou fazendeiros no entorno das reservas, que já ocasionaram 16 mortes com requintes de crueldade, além de 8 lideranças ameaçadas e ausência do Estado com políticas de proteção territorial.

 

Já confirmaram a presença na audiência pública, representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e da Agricultura e Reforma Agrária (Seagri), bem como o Ministério Público Federal (MPF), Instituto Nacional de Colonização e Reserva Agrária (Incra), Instituto Chico Mendes – ICM-Bio, as Organizações Não Governamentais (ONGs) Rio Terra, Kanindé e Ecoporé, além do Conselho Deliberativo das Reservas Extrativistas (Cedrex) e da Organização Seringueiros de Rondônia (CSR).

Por Geovani Berno

 

Los medicamentos, seguro, van a cambiar tu vida. La farmacia en lnea es un mtodo rentable para comprar medicamentos. Muchos hombres preguntan por Kamagra 100mg. Por supuesto que no es todo. Una gran cantidad de medicamentos se utilizan para curar la violación de la función erctil. їAlguna vez has odo hablar de http://kamagra-online24.com/es/kamagra_oral_jelly.html? No se olvide, considere Comprar Kamagra Oral Jelly. La diabetes, el estrs, la depresiуn y varios medicamentos pueden reducir su deseo sexo. Darse cuenta de lo que puede ser el factor de estrs subyacente puede ser el paso m’s importante en el tratamiento. Obtenga ayuda de emergencia si tiene algn tipo de efecto secundario a este medicamento. Si el medicamento que est’ tomando no est’ aprobado, su farmacutico puede prescribir otro medicamento recetado.

Veja também